Medicina ABC despede-se do Prof. João Paulo Aché de Freitas

Publicado em: 16/02/2018

Dr. Aché foi um dos cinco professores que tiveram o currículo analisado em 1968, pelo Ministério da Educação, para a autorização de funcionamento da FMABC

É com pesar que a Faculdade de Medicina do ABC comunica o falecimento, em 26 de janeiro, do Dr. João Paulo Aché de Freitas – professor titular de Patologia até 2008, quando recebeu o título de “Professor Emérito”.

No livro histórico “Med Coração do ABC”, lançado em 2007, o professor declarou: “Estou desde 1968 na Faculdade de Medicina do ABC e fui um dos cinco professores que tiveram o currículo analisado pelo Ministério da Educação para a autorização de funcionamento da FMABC. Na época, era patologista na clínica particular do professor Mario Degni, que junto com outros políticos articulava a criação da faculdade no ABC”.

Dr. Aché foi diretor, duas vezes vice-diretor e chefe de departamento por diversas oportunidades. “Participo dessa história desde o começo e transformei minha vida por causa da FMABC. Eu trabalhava em um hospital em São Paulo, na minha clínica particular, no Hospital do Câncer e ainda era professor da então Escola Paulista de Medicina. Aos poucos fui deixando essas funções e passando a me dedicar cada vez mais à Faculdade, até que fiquei apenas com meu laboratório, em meados de 1971. Há cerca de cinco anos passei meu laboratório particular para um colega e hoje dedico todo meu tempo à Faculdade. E não tenho a menor dúvida que toda essa transformação valeu a pena. Essa opção certamente foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida” – declarou o patologista, em 2007.

No ano seguinte, emocionou-se durante a cerimônia em que foi homenageado com o título de Professor Emérito. “Fiz dessa faculdade minha vida profissional. Além disso, tive dois filhos que vieram trabalhar na FMABC e sou casado com uma ex-aluna. A Faculdade de Medicina do ABC significa muito para mim, profissional e pessoalmente. Encontrei aqui ambiente extremamente favorável e fiz muitos amigos”, citou.