Medicina ABC participa do Dia Mundial do Sono

Publicado em: 15/03/2018

Promovida em todo país, campanha de 2018 traz o tema “Respeite seu sono e siga seu ritmo”

 

Membros da Associação Brasileira do Sono, médicos residentes e equipe multiprofissional tiraram dúvidas do público em atividade na FMABC

Pela primeira vez as atividades da Semana Mundial do Sono chegam ao Grande ABC. Organizada anualmente pela Associação Brasileira do Sono (ABS), este ano a campanha no país acontece entre 14 e 19 de março. O objetivo é chamar a atenção da população sobre o ritmo de sono de cada pessoa, bem como conscientizar sobre os prejuízos que a falta do descanso causa ao bem-estar físico e mental.

No campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, pneumologistas e médicos do sono realizaram, em 15 de março, abordagens de pacientes e funcionários no prédio Anexo II. A ação também contou com a presença de fisioterapeutas e alunos da Liga de Pneumologia da FMABC.

Um stand foi montado na recepção para distribuição de panfletos informativos e espaço de tira-dúvidas sobre os principais distúrbios do sono, como insônia, apneia, ronco e sonambulismo. Profissionais também divulgaram informações sobre pesquisas recentes na área. O tema da campanha deste ano é “Respeite seu sono e siga seu ritmo”. Atualmente especialistas defendem que cada indivíduo deve compreender e respeitar suas variações rítmicas do sono. Há quem sinta-se bem com apenas seis horas diárias de descanso, já outros necessitam de até 10 horas por dia. O mesmo se aplica ao período do sono, variando entre diurno, vespertino ou noturno.

“Há uma lenda em torno das recomendadas ‘oito horas’ por noite. Isso não tem mais fundamento atualmente. Não existe uma receita de bolo para todo mundo. Estudos atuais mostram que cada pessoa tem seu horário ideal de descanso e sua preferência de horário para dormir e acordar. Devemos adaptar isso à rotina e respeitar nosso próprio ritmo e período de sono. Dormir é uma atividade vital para o bom funcionamento do organismo e total reparação do cérebro”, explica o médico assistente do Ambulatório de Pneumologia da FMABC, Dr. Franco Chies Martins, especialista em Medicina do Sono pela Universidade de São Paulo (USP), membro da ABS e vice-presidente da Regional ABC na entidade. Ligado à disciplina de Pneumologia, a FMABC também dispõe de um laboratório do sono, onde são realizados estudos científicos na área, principalmente sobre insônia.

Ronco, apneia e insônia motivam os principais questionamentos dos brasileiros

A falta de sincronia dos ritmos biológicos com o ambiente impacta diretamente na quantidade e qualidade do descanso. As consequências da privação do sono podem ser notadas no dia a dia, como problemas de memória, atenção e humor, sonolência, fadiga, dificuldade de aprendizado, queda do sistema imunológico e aumento do peso corporal. As dicas dos especialistas para combater tais sintomas são manter horários regulares para dormir e acordar – inclusive finais de semana – praticar atividade física, manter alimentação saudável e evitar ingestão de cafeína próximo ao horário de dormir.

CAMPANHA REGIONAL

Além da Faculdade de Medicina do ABC, outros locais no Grande ABC sediam atividades abertas ao público sobre a Semana Mundial do Sono. Dia 14 de março a ação aconteceu no Poupatempo de Santo André, dentro do Atrium Shopping. No dia 16 de março será a vez do Parque Celso Daniel em Santo André (Av. Dom Pedro II, 940, das 8h às 17h). Já em São Bernardo a atividade acontece dia 18, no Parque Raphael Lazzuri (Avenida Kennedy, 1.111, bairro Anchieta).

Em São Paulo os movimentos vão ocorrer dia 17 na esquina da Avenida Paulista com a Alameda Rio Claro, além do Parque Villa Lobos, que recebe as ações no dia seguinte. Informações sobre a programação nacional constam nos sites www.semanadosono.com.br e www.absono.com.br/semana_do_sono.

O download da Cartilha do Sono 2018, elaborada pela Associação Brasileira do Sono, pode ser feito neste link.

CAMPANHA MUNDIAL

O Dia Mundial do Sono, este ano marcado para 16 de março, é uma iniciativa de consciência global realizada anualmente desde 2007 pela World Sleep Society (Sociedade Mundial do Sono). Em 2017, foram promovidas 155 atividades de conscientização sobre a saúde do sono em mais de 70 países. A data é comemorada sempre na sexta-feira de março que antecede em uma semana o início da primavera no hemisfério norte – data que varia a cada ano.