Medicina ABC recebe Prêmio Mérito Regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Publicado em: 05/12/2019

Honraria é entregue anualmente a pessoas, entidades e empresas indicadas pelos prefeitos do Grande ABC

 

Prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, o reitor do Centro Universitário Saúde ABC, David Uip, e o prefeito de Santo André, Paulo Serra – Foto: Angelo Baima/PSA

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, entidade que representa a união das prefeituras da região, realizou a entrega do Prêmio Mérito Regional ABC 2019 na noite de 3 de dezembro, no auditório de sua sede em Santo André. Entre as instituições reconhecidas neste ano esteve a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – hoje Centro Universitário Saúde ABC –, que acaba de completar 50 anos de fundação.

Criado em 2018, o Prêmio Mérito Regional ABC reconhece a importância e as contribuições de personalidades, empresas e instituições com atuação destacada na região. A honraria foi instituída pelos prefeitos da região em Assembleia Geral do Consórcio ABC em tributo a exemplos que servem de inspiração para a sociedade. “É uma maneira simbólica que encontramos para homenagear quem fez a diferença na região em 2019”, afirmou o secretário-executivo do órgão público intermunicipal, Edgard Brandão.

A Medicina ABC conquistou a premiação em 2019 por indicação do município de São Caetano do Sul. Segundo o prefeito, José Auricchio Júnior, a condução do nome da faculdade foi aceita por unanimidade pelo colegiado de prefeitos da região. “A FMABC completa neste ano 50 anos. É uma entidade de cunho educacional e de saúde, que extrapolou os limites do ABC, do Estado de São Paulo e do Brasil, chegando a países de outros continentes. Tem presença muito significativa na saúde pública da nossa região através de sua mantenedora, a Fundação do ABC, que traz consigo sua marca como organização social de saúde. Atende não só as cidades do ABC, mas também tem presença muito intensa através da Secretaria de Estado da Saúde e em outros municípios que acabam recebendo os serviços da organização, cuja força motriz, o coração, é a Faculdade de Medicina do ABC”, declarou o chefe do Executivo sulsancaetanense, que completou: “A faculdade tem papel estratégico não só na formação de recursos humanos para a Saúde, mas vem num processo paulatino de transformação. Hoje já se encontra instalado um centro de pesquisas, e avanços significativos estão por vir”.

Reitor do Centro Universitário Saúde ABC, Dr. David Everson Uip agradeceu aos prefeitos e dividiu a homenagem com José Auricchio – lembrando que ambos são médicos e ex-alunos da FMABC. “Neste ano tivemos recorde de candidatos no vestibular, com 6.200 inscritos para 120 vagas no curso de Medicina. Temos o maior programa de Residência Médica do Estado de São Paulo e 10 cursos de graduação, começando agora em 2020 o de Psicologia. Entendo que o Centro Universitário e a Faculdade de Medicina ajudam nas políticas públicas dos municípios do Grande ABC. A FMABC faz parte da história dessas cidades e quer ajudar nas soluções dos grandes problemas. É um desafio da universidade quebrar seus muros, ir à sociedade, entender as dificuldades, discutir e retornar com opções e alternativas para os munícipes e as Prefeituras”, garantiu o reitor.

Além da Medicina ABC, também receberam o Prêmio Mérito Regional ABC 2019 a Coop (indicada por Santo André), o Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão (São Bernardo do Campo), o médico Sang Joon Cha (Mauá), o Instituto Luisa Mell de Assistência aos Animais e Meio Ambiente (Ribeirão Pires), a Associação Social Cristo Rei (Rio Grande da Serra) e a Rhodia (Consórcio ABC).