Medicina ABC tem primeiro doutorado fruto de parceria com Angola

Publicado em: 16/09/2016

O primeiro doutorado fruto da parceria entre a Faculdade de Medicina do ABC e o Governo de Angola acaba de ser defendido. Sob orientação do Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, a pesquisadora angolana Maria Teresa André da Conceição Vicente foi aprovada em 9 de setembro com o trabalho “Análise dos índices dos serviços de saúde prestados e qualidade nos serviços públicos e privados de Angola”. Além do orientador, a banca examinadora foi composta pelos doutores Marcelo Rodrigues Bacci, Ligia Ajaime Azzalis, Flávia de Sousa Gehrke e Renata Almeida de Souza Aranha e Silva.

Dra. Maria Teresa Vicente e orientador Dr. Fernando Fonseca

Dra. Maria Teresa Vicente e orientador Dr. Fernando Fonseca

A pesquisa teve como objetivo avaliar os índices de qualidade na gestão de saúde de Angola a partir da comparação entre uma instituição hospitalar pública e outra privada. Ao todo foram entrevistados 142 pacientes. Os resultados apontaram 50% de avaliação positiva na instituição pública angolana contra somente 7% no hospital privado. “Apesar da metade dos entrevistados elogiarem a instituição pública, acredita-se que este fato pode ser explicado devido ao baixo poder aquisitivo da população de Angola, sendo difícil para quem só consegue usar o serviço público, comparar com algum serviço de melhor qualidade”, considerou Maria Teresa Vicente, que completa: “O desenho deste estudo não permite uma generalização das evidências encontradas. Mesmo com a metade dos respondentes satisfeitos, a instituição pública não mostrou ter maior eficiência técnica que a instituição particular”.

O início dos trabalhos dos alunos angolanos no doutorado da FMABC ocorreu em 2012. “Foi uma jornada bastante intensa e desgastante para os pesquisadores, mas também de grande aprendizado. Inicialmente eles vieram para o Brasil e permaneceram por cerca de seis meses para realizar todos os créditos obrigatórios. Depois, retornaram para Angola para desenvolver a pesquisa de campo, com viagens periódicas entre os dois países para acertar detalhes dos trabalhos”, descreve o orientador Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, que é vice-diretor da Medicina ABC.

UMA DÉCADA DE PARCERIA

A parceria entre a FMABC e o Governo de Angola teve início em 2007, quando as disciplinas de Oftalmologia e Ortopedia enviaram equipes à Capital Luanda para treinamento e capacitação de médicos locais. A partir de então outras atividades e missões foram desenvolvidas, como a do curso de Enfermagem, que em 2011 viajou ao continente africano para ministrar capacitação profissional em instrumentação cirúrgica.