Medicina ABC terá novo Titular de Ortopedia

Publicado em: 16/01/2013

A Faculdade de Medicina do ABC organiza em 5 de fevereiro processo seletivo para professor Titular de Ortopedia e Traumatologia. A avaliação ocorrerá no Anfiteatro Paulo Goffi, no Prédio Central, a partir das 9h. O candidato ao posto será um atual professor da cadeira, Dr. Edison Noboru Fujiki, que pretende substituir Dr. Carlo Milani – nomeado em 1º de novembro Professor Emérito da FMABC e que deixa o cargo máximo da disciplina após 11 anos de serviços prestados.

Dr. Edison Noboru Fujiki formou-se na Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto em 1976 e cursou residência médica no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em 1985 passou por seis meses de treinamento no Japão, na Universidade de Kyushu, estudando aspectos das doenças do quadril. Também traz no currículo Doutorado em Medicina (Cirurgia) pela Santa Casa de São Paulo e ampla experiência na área de cirurgia ortopédica e traumatológica, com linha de pesquisa focada nas alternativas biológicas ou reconstrutivas das afecções neuro-osteo-musculares (articulação e movimento), com ênfase em doenças do quadril. Possui 36 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. É professor na Faculdade de Medicina do ABC desde 1986, hoje atuando na graduação, residência médica e pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado, além de coordenar a área de Ortopedia do Centro Hospitalar Municipal de Santo André.

Sabatina: A função de professor Titular engloba a coordenação de todas as ações da disciplina, tanto no ensino como na pesquisa e na assistência. Dessa forma, o Titular deve ter perfil de liderança, capacidade de articulação e habilidade para lidar com conflitos, além de ser capaz de captar recursos para a instituição por meio da área em que atua. Para concorrer ao cargo é necessária elaboração de currículo lattes e de memorial – espécie de biografia focada nas experiências acadêmicas. No dia do concurso, o candidato apresenta aula em nível de graduação, pela qual é avaliado em relação à didática, postura, domínio do tema, uso de exemplos práticos, conexão do assunto com a experiência profissional, entre outros critérios.

Terminada a explanação, o candidato passa por arguição durante aproximadamente 3 horas. Cinco membros de banca examinadora fazem considerações sobre o currículo/memorial e perguntas a respeito da aula. Os jurados se reúnem, emitem os pareceres, calculam a média geral e o resultado é apresentado em seguida. A avaliação didática corresponde a 30% da nota, enquanto a análise e a arguição do currículo lattes e do memorial equivalem aos 70% restantes.

Em dezembro passado, a Medicina ABC já havia realizado dois concursos para Titular. No dia 4, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas foi aprovado para a vaga de Cardiologia e no dia 6 foi a vez do Dr. Carlos D’Apparecida Santos Machado Filho conquistar o mérito na cadeira de Dermatologia.