Ministério da Saúde premia pelo terceiro ano seguido projeto do PAI São Mateus

Publicado em: 04/01/2019

Equipe desenvolve suplemento alimentar e melhora qualidade de vida de idosos com perda de massa muscular

 

Resultado foi divulgado durante o 6º Mapeamento de Experiências Estaduais, Municipais e do Distrito Federal no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, realizado em Brasília

O Programa de Acompanhamento de Idosos (PAI) de São Mateus, gerenciado pela Fundação do ABC, por meio da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, recebeu pelo terceiro ano seguido premiação nacional por projeto de destaque relacionado ao cuidado do idoso. O resultado foi divulgado dia 29 de novembro durante o 6º Mapeamento de Experiências Estaduais, Municipais e do Distrito Federal no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, realizado em Brasília. A iniciativa é do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ao todo, foram premiados 14 projetos de serviços públicos de saúde de todo o País.

A premiação é destinada ao PAI Iguatemi, que integra o território de São Mateus e foi criado em março de 2018. Atualmente, os dois PAIs atendem 312 idosos na região, sendo 90% em atendimentos domiciliares. Com auxílio de médicos e nutricionistas da Rede, a equipe desenvolveu um suplemento alimentar destinado aos idosos com sarcopenia, quadro de desnutrição caracterizado por importante perda de massa muscular. Ao todo, sete idosos com peso de cerca de 30kg e Índice de Massa Corpórea (IMC) inferior a 23 foram selecionados para participar do projeto. As idades variam entre 80 e 107 anos.

A multimistura, intitulada como “suplemento sênior”, é composta por fubá, soja, aveia, linhaça dourada, chia, semente de abóbora, gergelim, farinha de banana verde, farelo de trigo, albumina em pó e levedo de cerveja. Os ingredientes são torrados, processados, peneirados e ensacados pela equipe na cozinha industrial da Igreja de São Pedro Apóstolo, em São Mateus, que cedeu o espaço e utensílios necessários. O monitoramento é realizado pelos acompanhantes de idosos e equipe de enfermagem com devida periodicidade, observando-se o desenvolvimento do peso e a medida de circunferência da panturrilha (parâmetro identificador da sarcopenia). As visitas da médica e assistente social são agendadas conforme demanda.

“É muito gratificante verificarmos a disposição e vitalidade de nossos pacientes após o aumento da massa muscular, com excelentes resultados obtidos e melhoria progressiva na qualidade de vida dos assistidos. Observamos também o entusiasmo de toda equipe pelo sucesso da experiência idealizada dentro do programa. Zelar pelo atendimento de nossos pacientes é um trabalho desenvolvido com total excelência no cuidado”, disse a coordenadora do PAI São Mateus/PAI Iguatemi, Rosana Oliveira.

Os idosos são orientados a consumir a multimistura diariamente, dissolvida em vitaminas, frutas, sucos, iogurtes ou comida. O prazo de validade é de quatro meses a partir da data de fabricação, e o produto deve ser armazenado na geladeira. Todos os benefícios foram explicados aos idosos, cuidadores e familiares antes do início do projeto.

A equipe multiprofissional responsável pelo projeto é composta por nutricionistas, gerontóloga, clínico-geral, assistente social, enfermeira, auxiliares de enfermagem, acompanhante de idosos, motorista e assistente técnico administrativo.

A produção da multimistura seguiu as normas técnicas para produtos cereais (amido, farinha e farelos), de acordo com a resolução nº 263/2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

PREMIAÇÕES
Em 2016, apenas seis meses após o início do programa, o PAI São Mateus recebeu, em Brasília, sua primeira premiação com o trabalho “Programa PAI, reabilitando seus idosos em São Mateus”. O destaque foi a promoção da reabilitação e da capacidade funcional por meio de incentivos às práticas de exercícios físicos. O trabalho possibilitou a reabilitação da mobilidade em 12 dos 28 pacientes acamados ou semiacamados do programa.

Já em 2017, o projeto vencedor foi “Do tédio e tristeza à recuperação da alegria de viver”. O trabalho abordou a recuperação da autoestima e qualidade de vida, com foco na promoção do cuidado e bem-estar de idosos identificados em situação de fragilidade e vulnerabilidade social. Além do trabalho voltado à melhoria na qualidade de vida, também são desenvolvidas iniciativas de práticas do autocuidado e estímulos à socialização.