“Feira de Saúde” espera 800 pessoas neste sábado (20) em São Bernardo

Publicado em: 19/08/2016

Alunos da Faculdade de Medicina do ABC organizam amanhã (sábado, 20 de agosto) a 13ª edição da Feira de Saúde – evento que orienta e faz atendimento gratuito à população com exames, consultas e palestras educativas. A ação das 9h às 17h terá lugar na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Alvarenga, em São Bernardo (Estrada dos Alvarengas, 1.099 – B. Alvarenga), com expectativa de receber pelo menos 800 pessoas.

“Feira de Saúde” da Faculdade de Medicina do ABC chega à 13ª edição com exames, palestras e orientações gratuitas à população

Mutirão da Faculdade de Medicina do ABC chega à 13ª edição com exames, palestras e orientações gratuitas à população

Entre os atendimentos disponíveis estarão orientações nutricionais nas áreas de pediatria e para pacientes diabéticos, hipertensos e portadores de dislipidemia, além de exames de aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, testes para detecção de sífilis, hepatites B e C. Também haverá ações voltadas à prevenção da dengue, Zika e chikungunya, dos cânceres de pele e colorretal, e do pé diabético.

O mutirão de saúde contará ainda com palestras e oficinas temáticas sobre interações medicamentosas e uso racional de medicamentos, identificação do câncer infantil e prevenção de acidentes na pessoa idosa. Outras ações serão as oficinas de Shantala e de acupuntura.

“A Feira de Saúde tem por objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Por meio do atendimento médico e das orientações ministradas durante todo o evento, buscamos ensinar a população e incentivar a responsabilidade da autogestão do paciente”, explicam os alunos de Medicina da FMABC e coordenadores da 13ª Feira de Saúde, Lucca Cirillo e Carolina Doering, que acrescentam: “Queremos promover a importância de ser ativo, ter boa alimentação, desenvolver práticas saudáveis de vida e praticar atividades físicas regularmente como formas de prevenir doenças”.

Além dos acadêmicos de Medicina, também estarão envolvidos no evento alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Nutrição e Gestão em Saúde Ambiental.

MOBILIZAÇÃO DISCENTE

A Feira de Saúde é organizada pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, do curso de Medicina, e conta com participação de ligas acadêmicas que atuam nas mais diversas modalidades assistenciais. Com a participação dos demais cursos da Faculdade de Medicina do ABC, espera-se a atuação de aproximadamente 400 estudantes voluntários, que serão supervisionados por cerca de 100 professores na realização dos atendimentos.

As ligas são compostas por estudantes da faculdade e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuará em sua área – algumas de forma integrada – para atendimento voluntário e exames diagnósticos e de prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência a todas as faixas etárias.

SERVIÇO:

A 13ª Feira de Saúde da Faculdade de Medicina do ABC ocorrerá em 20 de agosto (sábado), das 9h às 17h, na Unidade Básica de Saúde da Vila Alvarenga, em São Bernardo do Campo (Estrada dos Alvarengas, 1.099).