Mutirões da Saúde de São Caetano já atenderam mais de 7 mil pacientes

Publicado em: 28/08/2015

Com quatro edições mensais e uma específica de Oftalmologia, os mutirões de saúde do Programa Fila Zero, da Prefeitura de São Caetano, já atenderam mais de 7 mil pacientes. O saldo é extremamente positivo no sentido de oferecer serviços mais ágeis e eficientes aos munícipes. Realizado em 15 de agosto no Hospital São Caetano, o quarto mutirão teve como novidade a abertura da agenda para as demandas espontâneas. A próxima edição está prevista para 19 de setembro.

Na avaliação do prefeito Paulo Pinheiro, que mais uma vez acompanhou a iniciativa, a Saúde deu grande salto de qualidade. “Tem sido um sucesso. Estamos trabalhando incansavelmente para atingir a satisfação que a população almeja da rede municipal nesta área. Com a ferramenta dos mutirões do Fila Zero, conseguimos atender sem a necessidade de marcar consultas, assim como no Programa Terceiro Turno. Em breve, anunciaremos a segunda unidade que receberá este projeto”.

O secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, destacou que a última edição do mutirão foi a maior. “A ação será mantida mensalmente. Vamos continuar com esta importante ferramenta. Focaremos também nos mutirões paralelos, em especialidades com mais demandas e nos preventivos. A estratégia é descentralizar os serviços e levá-los aos bairros”, explicou.

BALANÇO POSITIVO

O quarto mutirão da saúde do Programa Fila Zero reuniu 17 especialidades: Clínica Geral, Cardiologia, Cardiologia Pré-Operatória, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Neurologia, Odontologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Reumatologia. No Ambulatório de Pequenas Cirurgias, ocorreram procedimentos de cauterizações de verrugas, unhas encravadas, vesícula, hérnia, nevos e queratose. A Dermatologia ofereceu exames gerais.

A Central de Agendamento e Regulação fez o encaminhamento das guias. Atuaram 37 médicos, com apoio de especialistas, auxiliares e técnicos do Instituto Paulista de Enfermagem. Também foram atendidos retornos de Cardiologia, Endocrinologia, Hematologia, Neurologia e Reumatologia, e oferecidas aferições de pressão arterial e glicemia, além de orientações de combate à dengue, da Ouvidoria da Saúde e da Unidade Móvel de Odontologia.

MAIS NOVIDADES

Outras novidades foram o esquema de transporte gratuito em cinco veículos, sendo um exclusivo para pessoas com deficiência, e os fisioterapeutas, que atenderam os moradores de todas as idades na parte analgésica, em fase aguda ou crônica, com quadro de dor em qualquer parte do corpo, e o tratamento em aparelhos de eletrotermofototerapia.

Venir Célia de Oliveira, moradora do bairro Santa Paula, tem quadro de artrite, artrose e fibromialgia. Da clínica médica foi encaminhada para a reflexologia, técnica da medicina complementar que alivia as dores por meio de estímulos em diversas partes do corpo, e elogiou o tratamento. “Foi VIP, com direito a massagem”, disse, surpresa com a atenção especial dos profissionais.

Para dar continuidade ao tratamento pós-cirúrgico devido a uma fratura no ombro, no Centro Municipal de Fisioterapia e Reabilitação, Helena Maria Torres, moradora do bairro Santa Maria, também aproveitou o Fila Zero. “Deu para fazer mais uma sessão. Com isso, ajudou a agilizar”, concluiu.