Nefrologia em Praia Grande muda realidade de pacientes renais

Publicado em: 12/02/2016

Parceria entre Prefeitura, Fundação do ABC e Complexo Irmã Dulce, o Centro de Nefrologia de Praia Grande – Nefro PG – foi inaugurado em 19 de janeiro e atende pacientes diagnosticados com problemas de insuficiência renal, encaminhados via rede pública de saúde. Trata-se da primeira fase do serviço, que inclui avaliação por equipe multidisciplinar, exames e cadastro para eventual tratamento de hemodiálise, que deve ser homologado pelo Ministério da Saúde em até 120 dias. Para quem já está em atendimento na unidade, a iniciativa tem proporcionado mudanças significativas na qualidade de vida.

Há 3 anos, o aposentado Antonio José dos Santos é atendido por nefrologista no Centro de Especialidades Médicas e Assistência Social (CEMAS), onde são realizadas consultas em diversas especialidades médicas. “Lá no CEMAS nós ficávamos todos em um mesmo ambiente, junto com as pessoas que esperam por atendimento com outros médicos. Com esse novo local, estamos mais bem acomodados e o atendimento é muito melhor”, considera.

O funcionário público Abel de Jesus dos Reis acompanha o pai, José Clarindo dos Reis, que também recebia atendimento pré-dialítico no CEMAS e igualmente destacou as vantagens do novo serviço. “Estamos muito satisfeitos com esse novo prédio. Realmente é preciso haver uma atenção melhor para os portadores dessa doença”, avalia.

De acordo com o nefrologista responsável pelo serviço no Nefro PG, Marcus Vinícius Paiva Cavalcante Moreira, o atendimento pré-dialítico e a hemodiálise são conquistas importantes para o município e região. “Os portadores de insuficiência renal já têm um melhor atendimento e maior conforto no tratamento. Mas o intuito é investir, principalmente, na medicina preventiva, para que o paciente não necessite da hemodiálise, que é o último estágio do tratamento, ou até mesmo perca o rim. Para isso, vamos acompanhar e dar suporte no atendimento de casos nas unidades básicas de saúde”, ressaltou.

Com o atendimento iniciado já na rede básica, haverá maior atenção aos pacientes propensos às doenças renais. Segundo o médico, portadores de hipertensão arterial e diabéticos têm maiores chances de desenvolver o problema. “Precisamos tratar e orientar esses pacientes, para evitar que desenvolvam a primeira fase da insuficiência renal, quando o rim começa a apresentar algumas alterações”.

A prática de exercícios físicos, a ingestão regular de água e menos líquidos adocicados, como refrigerantes e sucos artificiais, além de uma dieta saudável, com menos sal, açúcar, frituras e gorduras, são algumas das recomendações para prevenir problemas nos rins. Para os diabéticos e hipertensos, a orientação é para que também façam exames periódicos de urina e creatinina, que podem detectar precocemente qualquer variação no órgão.

A equipe multidisciplinar do Nefro PG é composta por médicos nefrologistas (adulto e pediátrico), enfermeiro, psicólogo, nutricionista e assistente social. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.389, no Bairro Boqueirão.