Oncopediatra faz palestra para voluntários de projeto social

Publicado em: 15/02/2019

Treinamento foi feito para voluntários do projeto Big Riso, da MBigucci – Foto: Divulgação

O docente e coordenador do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Jairo Cartum, realizou dia 9 de fevereiro treinamento dos voluntários do Big Riso – Programa de Responsabilidade Social da MBigucci, empresa que mantém o projeto voluntariado há 15 anos. O professor falou sobre o câncer infanto-juvenil e de que forma a humanização auxilia no tratamento de crianças com câncer. A palestra fez parte do Encontro Anual dos Integrantes do Big Riso (EIBRISO) e ocorreu em São Bernardo, no auditório da construtora.

“Já existem trabalhos científicos comprovando que a felicidade ajuda no sistema imune. Ao brincar com as crianças em tratamento do câncer, os palhaços do Big Riso atuam de maneira positiva no estado de saúde e no sistema imune dessas crianças, e, consequentemente ajudam a mudar o prognóstico da doença. Não é somente um trabalho lúdico, é um papel importante no resultado da cura da doença. Outra coisa positiva é que a presença dos palhacinhos também ajuda na adesão ao tratamento, pois as crianças não querem faltar”, disse Dr. Jairo aos voluntários.

O médico também abordou as diferenças e chances de cura do câncer infantil e de carcinomas em adultos, principais tipos de câncer na infância e tratamentos atuais, além das sequelas psicossociais causadas pela doença. “Segundo o INCA, o Brasil registra por ano 12,5 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes. Os tumores mais frequentes são as leucemias, que afetam os glóbulos brancos e representam 1/3 dos casos; em segundo vêm os tumores cerebrais que atingem o sistema nervoso central, com 20% dos casos; e, na sequência, os linfomas, com 15% das incidências”, explicou.

O especialista destacou ainda a importância da responsabilidade dos voluntários nos cuidados com seu próprio bem-estar e saúde. “As crianças ficam debilitadas pelo tratamento da quimioterapia. Se não formos cautelosos, podemos precipitar uma infecção. Por isso, oriento para que só façam as visitas quando estiverem 100% bem e não tiverem tido contato recente com alguém doente”, alertou.

A coordenadora do Big Riso, Roberta Bigucci, agradeceu ao Dr. Jairo pela parceria de longa data. “Em 2019 o Big Riso completará 15 anos de voluntariado e nada melhor do que começar nossas comemorações com a excelente palestra do Dr. Jairo, que sempre foi um grande apoiador do Big Riso desde o início”. A coordenadora aproveitou o encontro para reforçar aos voluntários as normas de conduta dentro dos hospitais, além de apresentar o balanço anual grupo e o planejamento de atividades para 2019.

GRATO ABC

Durante a palestra, Dr. Jairo Cartum também divulgou o GRATO ABC – Grupo de Assistência e Tratamento Oncológico Pediátrico da Faculdade de Medicina do ABC. “Estamos criando uma rede entre várias entidades, profissionais e órgãos públicos para captação de recursos com objetivo de construir um Instituto de Oncologia Pediátrica no ABC. Estamos muito aquém do que a região precisa”, explicou. Quem quiser conhecer e aderir ao Grato pode acessar http://gratoabc.com.br/ ou seguir o grupo nas redes sociais: Grato ABC.

BIG RISO

Criado em 8 de novembro de 2004, o Big Riso é um Programa de Responsabilidade Social da construtora MBigucci. Colaboradores da construtora e voluntários externos se transformam em palhaços e visitam semanalmente crianças com câncer internadas em hospitais públicos do ABC e São Paulo, levando amor, carinho e diversão. Em 15 anos de atuação o Big Riso já realizou mais de 1.900 visitas em hospitais, além de 150 ações sociais, beneficiando mais de 12 mil pessoas. No total já passaram pelo grupo 643 voluntários.