Pacientes da Reabilitação Pulmonar da FMABC encerram ano com coral

Publicado em: 20/12/2018

Atividade é realizada desde 2014 no anfiteatro da FMABC

Cerca de 50 pacientes que fazem tratamento no Setor de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC participaram dia 14 de dezembro do coral que marcou as celebrações de fim de ano junto a familiares e funcionários. Como é feito anualmente desde 2014, o coral se apresentou no anfiteatro Dr. David Uip. A canção escolhida para este ano foi “Chuva de Prata”, do grupo Roupa Nova. Depois da apresentação musical, um café da manhã de confraternização foi servido para todos os convidados.

O objetivo da atividade é, além de estimular o exercício vocal e a capacidade respiratória, promover atividades de integração entre os pacientes, uma vez que muitos apresentam quadro de depressão, ansiedade e isolamento social.

Em geral, o grupo apresenta significativa dificuldade para respirar e fazer tarefas simples do dia a dia, como tomar banho ou subir alguns lances de escada. A maioria sofre de bronquite crônica, enfisema pulmonar, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), asma e outras patologias respiratórias. Na FMABC todos os pacientes são acompanhados semanalmente pela equipe multiprofissional formada por pneumologistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, educadora física, entre outros profissionais.

“Somos um time e ficamos muito felizes de, ano após ano, nos reunirmos nesta atividade. Não se trata apenas de um paciente que tem DPOC, mas de uma pessoa que tem DPOC. Alguém que pode ir à praia, surfar, jogar futebol, pebolim, fazer artesanato, tocar violão, cantar ou fazer academia. São pessoas que olham para a frente. É isso que a disciplina de Pneumologia da FMABC quer proporcionar cada vez mais a todos os pacientes”, disse o professor titular de Pneumologia da FMABC, Dr. Elie Fiss.

A maioria dos pacientes tem mais de 50 anos e apresentam sintomas como cansaço, fraqueza muscular, indisposição e falta de ar. Todos são atendidos pela equipe de Reabilitação Pulmonar da FMABC de duas a três vezes por semana, onde – além de passarem por avaliações médicas – são submetidos a atividades como alongamento, reeducação postural, bicicleta ergométrica e caminhada.

Com o trabalho contínuo de reabilitação é possível melhorar em até 30% a força muscular, o que gera impactos significativos na qualidade de vida e na independência. Os pacientes aprendem a respirar melhor e passam a desenvolver atividades diárias com mais disposição e facilidade. Vinculado à disciplina de Pneumologia, o Centro de Reabilitação Pulmonar funciona desde 2001 e realiza cerca de 1.000 atendimentos mensais.