PAI São Mateus leva idosos ao Corinthians em celebração do Dia dos Pais

Publicado em: 16/08/2019

Pacientes foram presenteados e participaram de jantar comemorativo e atividades recreativas

 

Ao todo, 40 idosos foram ao passeio acompanhados de funcionários

O Programa de Acompanhamento de Idosos, o PAI São Mateus, administrado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo, levou no dia 8 de agosto 40 pacientes atendidos pelo programa para visitar as instalações do Sport Club Corinthians, no Parque São Jorge, em celebração ao Dia dos Pais. A iniciativa teve objetivo de homenagear os pacientes, que participaram de jantar comemorativo, atividades de recreação como bingos e sorteios, além de receberem cortes de cabelo, barba e bigode. Todos foram presenteados pelo clube. O jantar no restaurante panorâmico do clube contou com a presença de jogadores veteranos como Geraldão, Ataliba e Basílio.

No dia do passeio, o próprio ônibus da delegação do Corinthians buscou os idosos do PAI São Mateus para leva-los à sede social do clube, em visita que teve início às 17h. Antes do jantar comemorativo, os pacientes visitaram o Memorial do Corinthians no Parque São Jorge.

O PAI atende atualmente a 312 idosos na região, que recebem visitas domiciliares realizadas por médico, enfermagem, acompanhantes e assistente social, dispondo de motorista e carro para transporte dos pacientes. Para a participação na atividade, as equipes selecionaram idosos com maior estabilidade clínica, uma vez que há casos de acamados com limitações e redução de mobilidade, hipertensos, diabéticos, entre outras patologias. Os participantes selecionados têm idade entre 60 e 90 anos.

Pacientes participaram de atividades de recreação como bingos e sorteios

A euforia toma conta em vésperas do passeio. Muitos idosos são fragilizados, solitários, com pouca participação e envolvimento familiar. Por isso, devido à carência afetiva, constroem vínculos estreitos com a equipe do PAI. “A maioria desfruta pouco de lazer. Muitas as vezes as saídas resumem-se a eventos religiosos. Quando são promovidas atividades de recreação, observa-se a renovação da alegria de viver de cada paciente”, disse a coordenadora do programa, Rosana Aparecida de Oliveira.

O PAI

Com base no último Censo (2010), o território de São Mateus possui cerca de 60 mil idosos, sendo que 312 deles são acompanhados pelas equipes do PAI. Além da melhoria da qualidade de vida e estabilidade clínica, são desenvolvidas práticas de autocuidado e autonomia que estimulam a independência.

O PAI tem por objetivo evitar ou adiar a institucionalização e oferecer aos idosos em situação de fragilidade clínica uma vida mais autônoma, sem isolamento ou exclusão social. Por três anos consecutivos o programa foi premiado entre as 12 melhores experiências nacionais nas edições do “Mapeamento de Experiências de Excelência no Cuidado à Pessoa Idosa no Contexto Domiciliar”, promovido pelo Ministério da Saúde.

Em 2019, a equipe concorre com o trabalho: “A mobilização de uma comunidade, profissionais liberais e comércio local, na campanha prevenção de quedas, proporcionando casa segura aos idosos do PAI São Mateus”. A expectativa é que o resultado seja divulgado até o fim do ano.