Palestra sobre saúde masculina marca “Novembro Azul” no Hospital Mário Covas

Publicado em: 27/11/2015

O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, comemorou o “Novembro Azul” dia 19, quando os funcionários da unidade foram convidados para palestra sobre saúde masculina, com enfoque no câncer de próstata. O evento no Anfiteatro Grande ABC foi comandado pelo urologista do hospital e da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Mário Henrique Elias de Mattos.

“De maneira geral, os homens tendem a procurar por auxílio médico somente quando percebem que algo está errado, e não preventivamente. Isso ocorre pela falta de hábito da população masculina em procurar por avaliações rotineiras desde muito jovens, como o fazem boa parte das mulheres quando entram na idade adulta ao visitarem o ginecologista para orientações gerais e seguimento periódico. Aspectos culturais como ‘vergonha, certo ‘preconceito’, ou mesmo desconhecimento sobre a possibilidade de se tomar atitudes preventivas colaboram para este achado. Felizmente as coisas vêm mudando e é cada vez maior o número de homens que procuram por avaliações de caráter preventivo junto ao urologista”, considera Dr. Mário Mattos.

Segundo o especialista, as principais doenças atualmente observadas nos homens são aquelas relacionadas ao sistema cardiovascular – como infartos cardíacos e derrames cerebrais –, e os tumores malignos, especialmente aqueles que acometem pulmões, próstata e intestino. No campo urológico destacam-se o câncer de próstata, o crescimento benigno da próstata (hiperplasia da próstata) e as desordens relacionadas à ereção peniana. “Infelizmente ainda vemos no consultório algum preconceito em relação ao exame de próstata. Porém, temos observado nas últimas décadas uma mudança de comportamento, com os homens se interessando cada vez mais em prevenir o câncer de próstata. Essa barreira será completamente transposta com medidas educativas de esclarecimento junto à população, mostrando que o exame da próstata é simples, rápido, muito bem tolerado e sem dúvida a maior arma na luta contra este câncer, que ocupa os primeiros lugares em termos de incidência e mortalidade em nosso meio”, explica Mattos.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Glândula responsável pela produção de boa parte do sêmen, a próstata está localizada abaixo da bexiga e ao redor da uretra – canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Durante o Novembro Azul, todo o país se mobiliza em torno da prevenção e combate à doença, que acomete quase 70 mil novos pacientes todos os anos, segundo estimativa do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

“O homem deve frequentar o consultório do urologista a partir dos 50 anos de vida. Aqueles que possuem familiares diretamente relacionados que sofrem ou já sofreram do câncer de próstata, aqueles de raça negra e os obesos devem começar a frequentar o consultório urológico mais cedo, por volta dos 45 anos de idade. A melhor forma de detectar precocemente a doença é associando a dosagem do PSA (que é uma proteína produzida pela próstata, que pode ser dosada no sangue) com o exame de próstata, também conhecido como toque retal”, recomenda o urologista do HEMC e FMABC, Dr. Mário Henrique Elias de Mattos.

Os tratamentos do câncer de próstata são divididos em dois grupos: tratamentos de intenção curativa (indicados em doenças em estágio inicial, quando se pretende curar) e tratamentos de intenção paliativa (indicados em doenças localmente avançadas ou já disseminadas, quando se pretende controlar o avanço da doença). A cirurgia para retirada da próstata ou a radioterapia são habitualmente indicadas com intenção curativa. Já quimioterapia e bloqueios hormonais com medicações são reservados para doenças em estágios mais avançados, em que cura já não é mais possível.