Pela doação de órgãos, UPA Central de Santos participa da 4ª Caminhada pela Vida

Publicado em: 20/09/2019

Concentração da equipe foi na Concha Acústica da orla da praia do Gonzaga

Membros da equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos participaram em 15 de setembro (domingo) da 4ª Caminhada pela Vida, iniciativa destinada à conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Em espaço familiar e descontraído para a discussão do tema, a atividade organizada pelo Grupo de Incentivo à Doação de Órgãos, da Prefeitura de Santos, teve início às 9h, com concentração na Concha Acústica da orla da praia do Gonzaga.

SETEMBRO VERDE

O mês de setembro é conhecido nacionalmente como mês de sensibilização para a importância da doação de órgãos e tecidos. O Brasil é o segundo país no mundo em número de transplantes realizados e o primeiro, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que custeia os procedimentos e fornece medicamentos para toda a vida do paciente.

De acordo com o coordenador da Central Estadual dos Transplantes, Francisco de Assis Salomão Monteiro, a recusa familiar ainda é elevada: 40% negam a doação dos órgãos e tecidos do ente querido. “É um número bem alto. As pessoas precisam saber como é todo o processo para se sentirem seguras e autorizar”.

Segundo o levantamento mais recente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em março deste ano haviam 33.984 pacientes na lista de espera para receber órgãos e tecidos no Brasil, sendo 15.701 no Estado de São Paulo.