Pioneiro na região, CHM integra Rede Universitária de Telemedicina

Publicado em: 05/09/2014

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André – originário da antiga Santa Casa de Misericórdia – entregou em 2 de setembro Núcleo de Telemedicina para o aprimoramento da assistência à população dependente do SUS (Sistema Único de Saúde). Pioneiro e inédito no Grande ABC, o novo serviço instalado ao lado do Centro de Estudos e Biblioteca está integrado à Rede Universitária de Telemedicina (Rute), responsável pela conexão de hospitais públicos universitários e de ensino – hoje no país são 102 unidades espalhadas pelas cinco regiões.

A cerimônia de inauguração ocorreu em sala especialmente equipada, com isolamento e atenuação acústica para realização dos encontros entre profissionais da área de saúde de várias instituições de ensino. A ocasião foi marcada por videoconferência da 3ª edição do Fórum RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), transmitida de Brasília, pela qual foram entregues, em tempo real, cinco centros de telemedicina localizados em diferentes capitais brasileiras – entre os quais o do CHM, que tem a Faculdade de Medicina do ABC como parceira.

Para o secretário de Saúde de Santo André, Dr. Homero Nepomuceno Duarte, que foi o porta-voz na videoconferência com profissionais de hospitais públicos de Recife (PE), Belém (PA) e Salvador (BA), trata-se oportunidade de integrar o CHM à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. “Avalio como uma estrada de duas vias que se abre. Levar e buscar conhecimento. Nosso esforço sempre será para a melhoria da assistência à população”, apontou o médico.

Coordenador e idealizador da Rute no CHM, o médico Wagner Rydl Buchmann explicou que foram cerca de dois anos entre o planejamento e a instalação do Centro de Telemedicina – instalado em área de cerca de 30 m², com tela de 42 polegadas e monitor para realização das videoconferências e webconferências, entre outras ferramentas de trabalho. A capacidade é para 29 participantes e o investimento foi de R$ 130 mil pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

SEGUNDA OPINIÃO

A integração dos hospitais universitários pela Rute – e agora também do CHM – viabilizará a troca de informações médicas, estudo de casos, consultas por videoconferência, análise de sinais e imagens, radiologia por imagem, sala de laudo virtual, diagnósticos e cursos de capacitação médica à distância, entre outros. “Trata-se de educação continuada, além de troca de experiências com outros centros universitários”, afirmou Wagner Buchmann.

O diretor do CHM, José Antonio Souto Tiveron, reforçou que o novo serviço junta-se a outros avanços implementados desde o ano passado no hospital-escola, fundado em 1912 e que possui média mensal de 12 mil atendimentos. Entre as melhorias estão a ampliação dos leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto e a entrega de enfermaria exclusiva para casos de trauma com 29 novos leitos.

O Complexo Hospitalar Municipal é porta de entrada dos casos de urgência e emergência do município, principalmente das vítimas de acidentes de trânsito. Referência regional nos atendimentos de ortopedia, cirurgia geral e bucomaxilofacial, o CHM oferece ainda as especialidades de neurocirurgia, oftalmologia, odontologia e psiquiatria, que serão beneficiadas com a introdução da área de telemedicina e telessaúde.