Pneumologista da FMABC é selecionado para curso na Universidade de Oxford

Publicado em: 14/12/2018

Dr. Franco Chies Martins é médico assistente do Ambulatório de Pneumologia da FMABC

O médico assistente do Ambulatório de Pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Franco Chies Martins, foi um dos 17 especialistas selecionados pela Comissão de Asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) para participar do curso “Optimising the Management of Severe Asthma”, na Oxford University Hospital, na Inglaterra. Todos os profissionais atuam em centros de referência em tratamento de asma. O estágio ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro.

Os médicos viajaram pelo “Programa Atualizar” da SBPT, com apoio da empresa GSK, uma das líderes mundiais no desenvolvimento de medicamentos e vacinas.

A seleção incluiu critérios específicos como fluência em inglês, participação em serviços públicos ligados à residência em Pneumologia e envio prévio das respostas do questionário sobre asma. Como contrapartida, os sócios terão de compartilhar o conhecimento adquirido no curso nos eventos da SBPT em 2019.

“O ponto mais interessante abordado no curso foi a integração da assistência ao paciente com pesquisa científica de alto nível, baseada em robusta e integrada equipe multidisciplinar. A Pneumologia é disciplina de destaque dentro da Universidade de Oxford. Nosso processo de expansão da equipe de asma vai a este encontro. Representar a faculdade nesse evento foi muito gratificante, pois visamos ser um centro de referência em asma grave, com suporte para diagnóstico e tratamento de alto nível”, disse Dr. Franco Chies Martins.

No Brasil, é importante que pacientes com asma grave tenham amplo acesso aos imunobiológicos, tendo em vista que a prevenção da doença e o tratamento correto podem evitar mortes por complicações da asma, doenças por efeitos colaterais de corticóide, mais internações e gastos para o sistema público de saúde.

AMBULATÓRIO FMABC

Atualmente a disciplina de Pneumologia da FMABC conta com sete ambulatórios especializados que atendem gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS), além do serviço de Reabilitação Pulmonar, que realiza média de 200 atendimentos por mês. Os principais casos atendidos são de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), apneia do sono, asma e bronquite, entre outras patologias.

Ao todo, 17 médicos foram selecionados para dois dias de curso na Inglaterra – Foto: Divulgação/SBPT