População de Osasco ganha Hospital Dia no ‘Antonio Giglio’

Publicado em: 11/09/2015

Parceria entre Prefeitura de Osasco e Fundação do ABC, o Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio deu início em agosto à unidade de Hospital Dia. A iniciativa pioneira consiste em ala destinada à internação de pacientes para cirurgias eletivas de baixa complexidade, cuja alta médica ocorre no mesmo dia do procedimento. São 7 novos leitos à disposição da população de Osasco, que permitiram ampliar a quantidade de cirurgias das atuais 200 para 340 por mês.

No Hospital Dia, o paciente é internado pela manhã e recebe alta no fim do dia ou início da noite. “Trata-se de ala extremamente importante para o hospital, pois permite a liberação de leitos convencionais de internação e, consequentemente, a melhora da taxa de ocupação desses leitos de longo prazo. Estamos muito satisfeitos com esse novo serviço, que aumenta em 70% o número de cirurgias realizadas na unidade”, comemora o superintendente do Hospital Municipal Central de Osasco, Dr. Alessandro Neves.

Entre os procedimentos que se enquadram no modelo de hospital dia estão retirada da vesícula por videolaparoscopia (colecistectomia), cirurgia de hérnia umbilical, amidalectomia (retiradas das amídalas), histeroscopia e postectomia (fimose).

“Outro benefício para os pacientes admitidos em regime de hospital dia é a diminuição da taxa de infecção hospitalar. Como o novo espaço é isolado das demais alas de internação, os pacientes de baixo risco não têm contato com os demais, além do fato de permanecem por menos tempo na unidade de saúde”, explica o superintendente.

INFRAESTRUTURA

Hoje o Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio atende, em média, 700 pessoas diariamente e realiza 340 cirurgias por mês. A unidade de saúde conta com mais de 200 leitos e 700 funcionários diretos vinculados à Fundação do ABC. Trata-se de hospital geral, sem maternidade, que oferece pronto-socorro adulto e infantil – ambos atendendo à demanda espontânea e à demanda referenciada. O equipamento mantém leitos de internação em áreas como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia e Pediatria, além de contar com Unidade de Terapia Intensiva adulto e infantil e, desde agosto de 2015, com Hospital Dia.