Orlando Morando anuncia reajuste de 5% para funcionários da Fundação do ABC em SBC

Publicado em: 24/05/2019

Medida passa a valer a partir de junho, com impacto de R$ 20 milhões na folha de pagamento até fevereiro de 2020; cidade é a única das conveniadas a conceder a majoração

 

Serão beneficiados mais de 8 mil funcionários – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou dia 22 de maio reajuste salarial de 5% a todos os funcionários da Saúde do município contratados da Fundação do ABC. A medida irá beneficiar os 8.197 profissionais que atuam no Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital de Clínicas Municipal José Alencar (HC) e Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC), e na Central de Convênios, que atua na assistência à saúde da população e em áreas administrativas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros.

A cidade foi a única das conveniadas a autorizar o aumento, que terá impacto de R$ 20 milhões na folha de pagamento até fevereiro do ano que vem. A medida passa a valer a partir de junho.

“Depois de muito esforço e de longa reunião com os departamentos de Finanças e Saúde, estou autorizando este reajuste. Sabemos do trabalho sério que estes profissionais desenvolvem e por isso estamos fazendo valer o mesmo reajuste já concedido aos servidores da Administração Direta. Vamos continuar trabalhando forte para melhorar cada dia mais o atendimento à população de São Bernardo”, destacou o chefe do Executivo.

O índice do reajuste é o mesmo aplicado ao funcionalismo público a partir do último dia 1º de maio, compreendendo o quadro de servidores ativos e inativos, que soma 20.000 funcionários da Administração direta e indireta.

CONTENÇÃO DE GASTOS

Ambos os reajustes somente foram viabilizados após a implementação de uma forte política de contenção de despesas e otimização dos gastos públicos, iniciada em janeiro de 2017. Além de aumentos salariais, o plano de controle de despesas também garantiu uma situação favorável para pagamentos em dia junto a fornecedores e aplicação em investimentos em obras e serviços públicos.

Entre as principais ações está a renegociação de contratos, o corte de carros oficiais e celulares corporativos, assim como congelamento de 35% de cargos comissionados e redução das horas extras. A Administração também suspendeu a verba para o Carnaval, reduziu os imóveis alugados e pôs fim à impressão do Diário Oficial do Município. Outra importante ação foi a implementação do Programa Nota 1000, ferramenta de combate à sonegação fiscal, que distribui prêmios entre contribuintes que solicitarem a nota de serviços nos estabelecimentos do município.