Prefeitura de Santo André atende quase 400 pacientes em ação na área de vascular

Publicado em: 06/06/2017

Mutirão no CHM integrou programa municipal “Saúde Fila Zero”

A Secretaria de Saúde de Santo André e a disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) realizaram em 3 de junho mutirão de consultas médicas na especialidade, responsável pelo atendimento a 381 pacientes. A ação no Centro Hospitalar Municipal (CHM) integra o programa municipal “Saúde Fila Zero” e foi acompanhada de perto pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra, pela secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, e pelo vice-prefeito, Luiz Zacarias.

Entre professores, médicos assistentes e residentes da disciplina, 18 profissionais da FMABC estiveram envolvidos nas atividades. “Recebemos pacientes que aguardavam há dois anos por uma consulta com médico vascular. Foi uma ação extremamente importante, que ajudará a Prefeitura nesse esforço de zerar as filas da Saúde no município”, considera o professor titular de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMABC, Dr. João Antonio Corrêa.

Na lista de pacientes beneficiados, Natane Sousa Cintra dos Santos, de 23 anos, aguardava há cerca de 2 anos consulta com médico vascular, realizada somente agora, no mutirão do CHM. “Eu tive trombofilia durante a gravidez e pediram que eu passasse com o vascular. Minhas pernas incham e eu sinto cansaço nelas. Acredito que agora eu vá melhorar”, revelou a moradora do Parque João Ramalho, que terá de tomar medicamentos e usar meia elástica.

O professor titular de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. João Antonio Corrêa

Com muitas dores nas pernas em decorrência de varizes, Alcides Punhagui, de 67 anos, também esteve entre os usuários favorecidos pelo mutirão. “Eu faço pão caseiro e ando muito para vender no Jardim Sorocaba, onde moro, e nas redondezas do Hospital Brasil e aqui mesmo no CHM. Sinto muita dor nas pernas, mas agora vou melhorar”, disse o munícipe, que terá de tomar medicamentos, passar creme nas pernas e usar meia elástica, a fim de melhorar seu quadro de saúde e evitar a cirurgia.

“Cerca de 80% dos casos atendidos no mutirão estavam relacionados a varizes. Todos os pacientes que necessitavam de acompanhamento, exames ou de atenção mais especializada puderam agendar no mesmo dia o retorno com a equipe da FMABC que atua no CHM”, completa Dr. João Antonio Corrêa.

ALTA INCIDÊNCIA

As varizes são afecções vasculares que ocorrem com frequência e acometem grande parte da população. A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) estima que 45% das mulheres e 30% dos homens no Brasil sofram com o problema, que costuma ocorrer a partir dos 30 anos de idade. Trata-se de doença crônica, que pode causar inchaço nas pernas, queimação, dor, sensação de peso nas pernas e inchaço nos tornozelos. Também pode diminuir a qualidade de vida dos pacientes, principalmente das mulheres, em função das alterações estéticas.

O médico da disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMABC, Dr. Rafael Vilhena de Carvalho Fürst

As principais causas para o problema são a propensão genética, a gestação e o uso de hormônios por mulheres. A cirurgia corretiva é necessária quando as válvulas das veias se tornam insuficientes e a evolução da doença pode levar a complicações graves, como úlceras e até mesmo trombose.

SAÚDE FILA ZERO

Além da ação na área de vascular, o programa Saúde Fila Zero, criado pela Prefeitura de Santo André com o objetivo de acabar com a fila de espera por consultas e exames, também realizou em 3 de junho mutirão no Centro de Especialidades I, localizado na avenida Ramiro Colleoni. A unidade recebeu pacientes que esperavam por consultas de dermatologia, neurologia e cardiologia. Juntas, as ações contabilizaram cerca de 3 mil pessoas atendidas naquele sábado. Somadas ao primeiro mutirão, que em abril atendeu a aproximadamente 17 mil munícipes, o Saúde Fila Zero atingiu a marca de 20 mil usuários beneficiados.