Prefeitura de Santo André entrega Unidade de Saúde da Família do Jardim Cipreste

Publicado em: 23/08/2018

USF é o segundo equipamento inaugurado com padrão do programa Qualisaúde e tem capacidade para realizar 10 mil atendimentos mensais

 

Unidade tem cinco consultórios, farmácia, sala de dentista, de inalação, entre outros espaços

Após a inauguração do CESA Jardim Irene, em abril deste ano, a comunidade do Jardim Cipreste, em Santo André, ganhou mais um serviço público. A Prefeitura inaugurou dia 17 de agosto a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Cipreste, com investimento de quase R$ 1,6 milhão. O equipamento começou a receber, em 20 de agosto, os atendimentos da antiga unidade de saúde Jardim Irene II, que funcionava em imóvel alugado.

“Esse projeto começou a ser discutido há muitos anos. Mais do que atribuir a conquista a alguém, o que precisa ser comemorado é que a comunidade ganhou um serviço muito esperado para quem mora aqui e precisa. A cidade ganha com isso”, avaliou o prefeito Paulo Serra, durante a cerimônia de inauguração.

Moradora do bairro há 21 anos, a aposentada Elssa Aparecida Gouvea Concas, de 74 anos, chegou a abrigar medicamentos em sua residência, na época em que o atendimento médico na comunidade era feito por meio de unidades móveis, em meados de 2002. Hoje, ao ver uma unidade construída, com ambiente adequado para acolhimento e com equipe completa, Elssa comemora a conquista para a população. “É maravilhoso ver o que eu encontrei quando cheguei aqui e o que eu estou presenciando hoje. Cedi muitas vezes meu salão para atendimentos quando não tinha um lugar próprio para isso. Foi um trabalho de muitas pessoas que batalharam anos para conseguir as conquistas que temos hoje. Cheguei a achar que não veria isso pronto, porque muita gente prometeu e não cumpriu. Por isso, me alegra muito ver essa unidade pronta”.

Prefeito Paulo Serra durante primeiro atendimento da USF

A USF Jardim Cipreste foi construída com cinco consultórios, farmácia, escovódromo, sala com três cadeiras de dentista, salas de inalação e vacina, sala de enfermagem, coleta, procedimentos e curativo. Foi instalado também um sistema eletrônico de senhas para organizar o fluxo de acolhimento na unidade. A média de atendimentos projetada para a USF é de 10.245 procedimentos mensais, considerando a quantidade de curativos, aplicações de vacinas, consultas e inalações.

A médica da família Loruana Santos Pinto, que atuará no novo equipamento, está com boas expectativas para o início das atividades. “Me sinto privilegiada de fazer parte desse momento, é uma unidade muito esperada pela população. A Estratégia de Saúde da Família possibilita uma proximidade maior com o paciente, você não é só médico, você se torna amigo por acompanhar toda a trajetória daquela pessoa. Acredito que, além de contribuir com o meu trabalho, vou poder me desenvolver muito como profissional”.

O equipamento também contará com o reforço no quadro de funcionários. Além das duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, que já atuavam no endereço antigo do serviço, a Secretaria de Saúde fará a contratação de uma terceira equipe para compor a unidade. Uma delas é composta por médico generalista, enfermeira, técnico de enfermagem, ACS (Agente Comunitário de Saúde), dentista e ASB (Auxiliar de Saúde Bucal).

Dentro do programa Qualisaúde, esta é a segunda unidade inaugurada com novo padrão de atendimento. O primeiro dos 11 equipamentos novos foi a UPA Bangu, entregue em abril de 2018. Os outros nove serviços serão reinaugurados até o final deste ano.