Santo André realiza mutirões noturnos no CHM para zerar fila de especialidades

Publicado em: 24/10/2018

Até dezembro, programa Saúde Fila Zero realizará mais de 20 mil atendimentos nas áreas de dermatologia, neurologia adulto e neurologia pediátrica (Foto: Alex Cavanha/PSA)

O Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM) realizará até dezembro, das 17h às 22h, mutirões de atendimento nas especialidades de dermatologia, neurologia adulto e neurologia pediátrica. Iniciada em outubro, a ação da Prefeitura de Santo André visa normalizar a marcação de consultas para essas áreas, que possuem demanda reprimida de 12 mil, 7 mil e 2 mil solicitações, respectivamente.

“Desde a criação do Saúde Fila Zero, mais de 400 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, saíram de uma fila de anos de espera. Tínhamos solicitações para neurologista, por exemplo, de 2015. Começamos com essas especialidades que possuíam mais solicitações, mas até o final do ano outras, como ortopedia, vão entrar também nessa força de trabalho”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Os 21 mil agendamentos para os próximos três meses foram feitos respeitando a ordem cronológica da fila de espera. Após este primeiro atendimento, se necessário, os pacientes serão encaminhados para realizar exames para diagnóstico e retorno médico para efetivar a alta ou encaminhamento para rede de atenção básica para acompanhamento. “Para que o paciente não volte para a fila, não estamos atendendo apenas a primeira consulta, mas garantindo que ele faça o exame e saia com o retorno marcado. No caso da dermatologia, os pacientes que apresentam demanda de biópsia já realizam o procedimento aqui mesmo”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

O mecânico de manutenção Célio Abençoado, de 54 anos, foi um desses pacientes. Em 17 de outubro, além de passar em consulta – pela qual esperou dois anos -, realizou seis cauterizações de lesões no rosto e uma biópsia de pele no braço. O morador do bairro Casa Branca também já saiu com data para o retorno. “Fui muito bem atendido, tirei todas as minhas dúvidas e o horário foi muito bom para mim”, avaliou.