Prestação de contas da Fundação do ABC é aprovada na Câmara Municipal de Santos

Publicado em: 22/03/2019

Entre os destaques do último quadrimestre de 2018 está a pesquisa de
satisfação dos usuários, em que quase 90% dos pacientes da UPA Central
de Santos classificaram os atendimentos como “ótimo ou bom”

 

FUABC teve 100% das contas aprovadas e manutenção do repasse financeiro integral

A Fundação do ABC participou em 27 de fevereiro de audiência pública para prestação de contas do último quadrimestre de 2018, referente aos trabalhos executados no contrato de gestão da UPA Central de Santos. A sessão ocorreu no Auditório Zeny de Sá Goulart, da Câmara Municipal de Santos, com presenças da gerente da UPA Central, Zilvani Guimarães, do secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, entre outras autoridades. A FUABC teve 100% das contas aprovadas e manutenção do repasse financeiro integral, ao atingir 880 pontos do total de 1.000 possíveis.

Entre os destaques da audiência pública esteve a apresentação da pesquisa de satisfação dos usuários. Entre setembro e outubro foram ouvidos 705 pacientes e o índice de aprovação, com classificação de “ótimo ou bom”, foi de 86,78%. Além disso, o Serviço de Atendimento ao Usuário, que funciona 24 horas por dia, initerruptamente, recebeu 77 queixas no período e registrou resolutividade de 90,19%.

“São números que confirmam o compromisso da Fundação do ABC com a saúde da população de Santos e a qualidade da assistência ofertada. São mais de 500 atendimentos diários, 7 dias por semana. Atingir quase 90% de satisfação não acontece por acaso. É fruto de muito trabalho, dedicação e comprometimento de toda a equipe”, informa a gerente da UPA Central, Zilvani Guimarães.

SAÚDE DE EXCELÊNCIA

Entre os indicadores de desempenho, foram avaliados índices quantitativos de consultas médicas (Pediatria, Clínica Médica e Ortopedia), exames diagnósticos e procedimentos. Ao todo foram 56.308 consultas médicas e 6.307 de odontologia no período – o equivalente a 15.653 consultas por mês ou 521 por dia. No campo dos exames diagnósticos foram 23.850 de raio x, 60.869 exames laboratoriais e 3.827 eletrocardiografias – ou seja, total de 22.136 exames mensais, 737 por dia. Também foram contabilizados 15.380 procedimentos: 10.290 inalações, 679 suturas, 2.496 imobilizações e 1.915 curativos.

Na classificação de risco, além da adequação dos serviços ao tempo de espera conforme a cor de identificação do paciente, a FUABC também cumpriu rigorosamente outra meta contratual: a emissão de relatório mensal com o número de atendimentos realizados e a origem dos pacientes. Foram 0,59% dos usuários classificados com a cor vermelha, 15,67% amarelos, 40,64% verdes e 43,09% azuis. Do total, 76,8% eram munícipes de Santos, 15,5% de São Vicente e os demais de outras cidades como Cubatão, Praia Grande e Guarujá.

A área de educação permanente e de capacitação da equipe multiprofissional também esteve entre os destaques da prestação de contas, com a realização de atividades diversas, entre as quais: “Setembro é Amarelo: Prevenção do Suicídio”; palestra “Atendimento em Urgência e Emergência Pediátrica”; “Outubro Rosa e a Saúde da Mulher: o caminho é a prevenção”; Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT); “Novembro Azul e a Saúde do Homem: o caminho é a prevenção”; Campanha “Casual Azul”: alerta para a prevenção do câncer de próstata; “Dezembro é Vermelho: Prevenção de DST/AIDS”; e campanha “Casual Vermelho”: alerta para a prevenção de DST/AIDS.

Outro item pactuado é a checagem pela equipe de Enfermagem das prescrições médicas na Sala de Emergência, cujo índice chegou a 99,8%.