Pró-Memória de São Caetano fará exposição em homenagem aos 50 anos da Medicina ABC

Publicado em: 14/11/2019

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Fundação Pró-Memória, prepara uma grande homenagem para o Jubileu de Ouro do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC. Em 22 de novembro, às 19h, será lançada a exposição “Conhecimento, serviço e tradição: o cinquentenário na Faculdade de Medicina do ABC”, cuja curadoria é da ex-aluna e atual vice-presidente da Fundação do ABC, Dra. Adriana Berringer Stephan. Instalada no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação (Cecape), à Rua Tapajós, 300, bairro Barcelona, a mostra permanecerá aberta ao público no saguão do auditório até o dia 30 de novembro, das 8h às 18h.

Painéis retratarão em textos e fotografias históricas a evolução cronológica da instituição fundada em 1969, que neste 2019 completa 50 anos com lugar de destaque nos campos da ciência, ensino e da assistência à Saúde.

Os trabalhos de pesquisa duraram cerca de um mês, com equipe dedicada a recuperar fatos e imagens que marcaram as cinco décadas da FMABC. Integram a exposição materiais raros garimpados no setor de Memória da biblioteca da faculdade, reportagens de jornais e revistas das décadas passadas, acervos históricos da região do ABC, entre outras fontes de informação, que certamente tornarão a exposição imperdível e inesquecível.

COMEMORAÇÕES

O ponto de partida das comemorações pelo Jubileu de Ouro da FMABC ocorreu em 10 de outubro, com o lançamento do livro “FMABC 50 anos: Histórias e memórias”. Já a solenidade oficial ocorreu em 25 de outubro, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de São Bernardo, o Cenforpe, e contou com apresentação musical do maestro João Carlos Martins e a Orquestra Fundação Bachiana. O evento teve presenças de prefeitos e secretários de Saúde do ABC, do governador João Doria, do ex-governador Geraldo Alckmin, entre outras autoridades recepcionadas pelo reitor da instituição, Dr. David Uip.

Na manhã do dia 26 de outubro houve extensa programação científica no campus universitário, com diversos simpósios e atividades conduzidas pelas disciplinas nos anfiteatros da instituição. À noite, as comemorações seguiram em grande festa no Expo Barra Funda, na Capital. Em parceria com a Associação dos Ex-Alunos (ASSEX), cerca de 1.800 convidados participaram de jantar, que teve como atração musical a banda Os Paralamas do Sucesso.