Professor da FMABC assume órgão máximo da ortopedia

Publicado em: 02/01/2013

Dr. Edison Fujiki promete participação ativa dos médicos paulistas na SBOT

A regional paulista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia passou a ser presidida em janeiro último por Edison Noboru Fujiki, professor da Faculdade de Medicina do ABC. Dr. Fujiki promete uma SBOT-SP com gestão participativa e colaborativa, em busca de novos patamares científicos e profissionais. Ele fica à frente da entidade no biênio 2013-2014.

Com mais de 4 mil associados, a SBOT de São Paulo é a maior regional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e há dois anos apoia, junto a outras entidades médicas, a valorização profissional e a melhoria dos honorários. “Iremos agir intensamente participando de reuniões com órgãos regulamentadores, elaborando planos de ação e lutando por melhores condições de trabalho. Mas, antes de tudo, o médico ortopedista precisa se conscientizar da importância do seu envolvimento com a regional. Ele precisará participar”, enfatizou, citando que a postura dos profissionais diante das operadoras de planos de saúde é o principal fator para a mudança.

A nova diretoria da SBOT paulista irá atuar também na disseminação de conhecimento. Reconhecida pela qualidade da educação continuada, a entidade pretende manter os cursos mensais realizados na sede, além de ampliar o calendário de eventos nas seccionais com apoio dos comitês de subespecialidade. “Precisamos levar conhecimento para todos os associados, principalmente para aqueles que vivem no interior do Estado, longe dos grandes centros. Pretendemos trabalhar ao lado dos comitês elaborando cursos e atividades educacionais nas oito seccionais”, acrescentou Dr. Fujiki.

O trabalho com residentes também será estimulado. Será mantido o tradicional evento ‘Encontro dos Residentes’ e criadas novas ações que favoreçam o jovem ortopedista. Já está em formatação novo curso mensal com enfoque na reciclagem dos médicos associados da SBOT-SP e também visando os residentes, com aspectos práticos e workshops. O evento será realizado no anfiteatro da Associação Paulista de Medicina (APM) todas as segundas quartas-feiras do mês.

Titular

Dr. Fujiki tornou-se novo professor Titular de Ortopedia e Traumatologia da FMABC a partir deste 5 de fevereiro, quando passou por processo seletivo interno. Ele substitui Dr. Carlo Milani, nomeado em 1º de novembro último Professor Emérito e que deixou o cargo máximo da disciplina após 11 anos de serviços à FMABC.

Dr. Edison Fujiki formou-se na Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto em 1976 e cursou residência médica no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em 1985 passou por seis meses de treinamento no Japão, na Universidade de Kyushu, estudando aspectos das doenças do quadril. Também traz no currículo Doutorado em Medicina (Cirurgia) pela Santa Casa de São Paulo e ampla experiência na área de cirurgia ortopédica e traumatológica, com linha de pesquisa focada nas alternativas biológicas ou reconstrutivas das afecções neuro-osteo-musculares (articulação e movimento), com ênfase em doenças do quadril. Possui 36 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. É professor na Medicina ABC desde 1986, hoje atuando na graduação, residência médica e pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado, além de coordenar a área de Ortopedia do Centro Hospitalar Municipal de Santo André.

A função de professor Titular engloba a coordenação de todas as ações da disciplina, tanto no ensino como na pesquisa e na assistência. O Titular deve ter perfil de liderança, capacidade de articulação e habilidade para lidar com conflitos, além de ser capaz de captar recursos para a instituição por meio da área em que atua.