Professora da FMABC defende tese de doutorado sobre trotes universitários

Publicado em: 07/03/2019

Professora também possui mestrado em Sociologia pela USP e é ativista do movimento feminista há 30 anos

A professora e vice-coordenadora da Comissão de Extensão (COMEX) e do departamento de Saúde da Coletividade da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dra. Silmara Conchão, defendeu dia 25 de fevereiro, no Auditório Dr. David Uip, sua tese de doutorado “Faculdade de medicina, ame-a ou deixe-a – Um estudo intersetorial sobre o trote universitário”.

O trabalho foi orientado pelo Dr. Marco Akerman, docente da Pós-Graduação da FMABC e professor titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

“Foi um trabalho dignificante. O resultado é emocionante e muito positivo. Trata-se de um momento especial para o qual dediquei anos de empenho. Conseguimos aprofundar o conhecimento dos fatores sociais que influenciam as atitudes e valores sobre as formas de praticar o trote universitário. Agora, a perspectiva é de que a pesquisa vire um livro”, disse a docente após a defesa.

Esta seria a segunda obra publicada pela autora sobre o tema. Em 2012, com apoio dos alunos do curso de Medicina e do Centro de Estudos de Saúde Coletiva da FMABC, Silmara escreveu com outros dois professores, Marco Akerman e Roberta Cristina Boaretto, o livro “Bulindo com a universidade: um estudo sobre o trote na Medicina”, editoras Hucitec e Rede Unida. A obra discute os motivos dos alunos se submeterem ao trote – muitas vezes abusivo e violento – na entrada e permanência na faculdade, assim como revela as práticas trotistas, seus efeitos, dinâmicas sociais e as experiências e desafios da instituição de ensino.

AUTORA

Com mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), a docente assumiu entre 2014 e 2016 a Secretaria de Política para Mulheres de Santo André – a primeira Pasta do gênero no Grande ABC. Há 30 anos é ativista do movimento feminista e já publicou livros e artigos sobre o tema.

Em 2017, recebeu do Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo a ‘Medalha Ruth Cardoso’ – honraria destinada a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam na luta pelos direitos da mulher.