Professora da MedABC apresenta estudo sobre poluição no Mackenzie

Publicado em: 10/05/2019

A médica endocrinologista da FMABC, Dra. Maria Angela Zaccarelli

Professora de Endocrinologia e pesquisadora do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), a Dra. Maria Angela Zaccarelli Marino esteve entre os palestrantes convidados do ‘VII Encontro e II Simpósio Internacional de Bioética da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)’, realizados de 6 a 9 de maio no Centro de Educação, Filosofia e Teologia da UPM, com transmissão ao vivo das conferências e mesas redondas na TV Mackenzie e canal do YouTube.

A docente da FMABC apresentou o trabalho “Implicações bioéticas controversas entre Indústrias e Saúde – 30 anos de pesquisa: 1989-2019”, em que detalha estudos realizados na região de divisa entre São Paulo (Capital), Mauá e Santo André, onde está localizado o Polo Petroquímico de Capuava. A partir das pesquisas da médica endocrinologista da FMABC, observou-se grande número de casos de tireoidite crônica autoimune naquela área. Ao longo dos anos, já são quatro artigos publicados em periódicos científicos internacionais, um deles indicando que a ocorrência de tireoidite na população que vive no entorno do Polo Petroquímico é cinco vezes maior do que em áreas residenciais distantes.

Os achados chamaram a atenção do Ministério Público do Estado de São Paulo, que passou a investigar a poluição do ar na região de Capuava e solicitou novos dados à Dra. Maria Angela Zaccarelli, que passou a contar com apoio do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Com base nos achados mais recentes, em junho de 2018, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Santo André propôs ação civil pública ambiental contra 11 indústrias do Polo Petroquímico de Capuava. A ação pede o pagamento de indenização “por dano moral ambiental” no valor de R$ 100 milhões, a serem revertidos para o Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).

ENCONTRO NO MACKENZIE

O VII Encontro e II Simpósio Internacional de Bioética da Universidade Presbiteriana Mackenzie tiveram por objetivo divulgar a produção científica de pesquisadores (docentes e discentes) e estabelecer o diálogo entre pares, privilegiando uma reflexão bioética sobre temas persistentes e emergentes.

Iniciativa do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética (GPEB/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, e ao curso de Filosofia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, o evento buscou integrar esforços para promover amplo debate sobre vários aspectos que cabem à reflexão bioética.

Entre os destaques da edição 2019 esteve a presença do Prof. Lukas Chandler, do Kennedy Institute of Ethics (KIE), considerado um dos mais prestigiados e tradicionais institutos de Bioética. Criado em 1971 na Georgetown University, o KIE tem recebido pesquisadores do mundo todo, consolidando-se como centro de alta referência na formação de pesquisadores na área de bioética.