PS do Hospital Irmã Dulce já disponibiliza eletrocardiograma à distância

Publicado em: 07/12/2018

Serviço, que funciona na Emergência do pronto-socorro, é fundamental para diagnóstico rápido de infarto

 

Pacientes agora podem ser avaliados por cardiologistas do Instituto Dante Pazzanese

Pacientes com sintomas de problemas cardíacos que forem atendidos no pronto-socorro do Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande, agora podem ser avaliados por um cardiologista do Instituto Dante Pazzanese. Graças à tecnologia do eletrocardiograma à distância, o profissional pode determinar, inclusive por meio de laudo, o diagnóstico real e qual a solução médica imediata a ser adotada. Antes do TeleECG, como é chamado o exame, só era possível detectar suspeitas de infarto do miocárdio.

O aparelho está instalado no setor de Emergência, onde os casos são atendidos por clínicos gerais. De acordo com o coordenador médico do PS, Dr. Marcelo Bechara, na situação anterior não era possível ter uma leitura detalhada do eletrocardiograma. “A fibrose cardíaca pode demonstrar cicatrizes de infartos anteriores. Isso porque o impulso elétrico passa diferente pela fibra. A fibra doente emite um traçado peculiar, o que só o olho treinado de um cardiologista pode interpretar. Agora, a avaliação do ECG é feita por um cardiologista direto de uma UTI coronariana, que é considerada uma das melhores do Brasil e pode emitir um laudo com o histórico completo do paciente”, explicou.

Segundo Bechara, além de identificar infartos antigos e recentes, o TeleECG pode detectar insuficiência coronariana aguda e crônica, derrame pericárdico, tamponamento cardíaco, aneurisma cardíaco e de aorta, derrame pleural e insuficiência cardíaca congestiva e tipos de arritmia cardíaca (bradiarritmia – alterações da frequência e/ou ritmo cardíaco e taquicardia ou taquiarritmia – frequência cardíaca superior a 100 batimentos por minuto, haja vista que o coração normalmente bate com uma frequência de 60 a 100 vezes por minuto).

O software e o equipamento de gestão do TeleECG são fornecidos pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Segundo o técnico em eletrônica, Ezequiel Souza da Silva, que atua na autarquia do Governo do Estado e realiza o treinamento com as equipes, os exames ficam armazenados em um banco de dados do hospital, possibilitando que o laudo possa ser acessado mesmo anos após sua realização. “A iniciativa visa suprir a ausência de um cardiologista nas unidades que não dispõem da especialidade. Com isso, o paciente pode ser avaliado em menos de 20 minutos, com expedição de exame laudado ao hospital solicitante”, ressaltou.

Para o diretor-geral do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), Ricardo Carajeleascow, a implantação do TeleECG atende ao que é preconizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. “Em cardiologia, costuma-se dizer que tempo é músculo. Cada minuto que se perde pode significar a morte de um músculo do coração e consequências futuras ao paciente, caso sobreviva. Por isso, é tão importante esta iniciativa implantada graças à parceria com a Prefeitura”, salientou.

O eletrocardiograma é simples, indolor e geralmente muito rápido. Com o paciente deitado, é feita a limpeza do tórax, pernas e braços com gaze embebida em solução antisséptica. Depois, são colocados eletrodos nas pernas, próximos aos punhos e na região anterior do tórax do paciente. É usado um gel condutor para evitar interferências. A atividade elétrica do coração passa para os tecidos e chega até a pele, sendo captada por eletrodos.

A TeleECG já funciona na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara – UPA Samambaia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo.