Prefeitura de Santo André entrega novas ambulâncias

Publicado em: 15/02/2019

Veículos já estão prestando atendimento à população; renovação de frota faz parte de modernização promovida pelo programa Qualisaúde

 

As cinco novas ambulâncias tiveram investimento médio de R$ 195 mil por veículo – Foto: Helber Aggio/PSA

Dando sequência ao processo de renovação da frota de veículos da saúde, a Prefeitura de Santo André entregou dia 11 de fevereiro cinco novas ambulâncias que já estão prestando atendimento à população. Todas são do modelo Sprinter e são equipadas com rede de oxigênio e ar comprimido, oxigênio portátil, pranchas longas, GPS, ar condicionado, infraestrutura elétrica, maca retrátil, além de mochilas com materiais para atendimento de primeiro socorros.

O prefeito Paulo Serra destacou, durante a entrega dos veículos, o compromisso da gestão em oferecer mais qualidade no serviço prestado aos usuários. “É uma revolução na frota que tínhamos na cidade. Estamos aumentando a nossa capacidade de atendimento com um novo padrão, como parte da modernização promovida pelo Qualisaúde”, afirmou.

As cinco novas ambulâncias tiveram investimento médio de R$ 195 mil por veículo. “São totalmente equipadas para fazer atendimento interhospitalar e, se for necessário, atendimento de rua de urgência. Elas têm todos os equipamentos necessários para garantir um atendimento seguro e de qualidade para o paciente”, comentou a secretária adjunta de saúde, Rosana Pereira Madeira Grasso.

A renovação da frota foi iniciada em novembro de 2018 com a entrega de duas ambulâncias de suporte avançado do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e duas motolâncias. Novas entregas serão realizadas nas próximas semanas. 

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo prestar rápido atendimento às vítimas em situação de urgência ou emergência, reduzindo o sofrimento, riscos de sequelas ou morte. Por meio do número 192, a Central de Regulação Médica recebe em média 8 mil ligações por mês. Muitas das chamadas recebidas são solucionadas de forma remota, pois as equipes possuem capacitação técnica e são altamente qualificadas e preparadas para prestar o primeiro atendimento em qualquer situação.

Santo André conta com três tipos de equipes: Unidade de Suporte Avançado de Vida, composta por médico, enfermeiro e condutores; Suporte Básico de Vida, com técnico/auxiliar de enfermagem e condutor; e as motolâncias, que contam com enfermeiros que realizam média de 3 mil atendimentos mensais.