Santo André inicia obras da UPA Infantil Faisa

Publicado em: 14/11/2019

 

Equipamento será o primeiro a prestar atendimento de perfil pediátrico no Estado de São Paulo – Foto: Angelo Baima/PSA

A Prefeitura de Santo André iniciou dia 9 de novembro as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil Faisa. O equipamento, além de resgatar um dos principais símbolos do município, será o primeiro a atender exclusivamente o perfil pediátrico no estado de São Paulo. A unidade será instalada na Rua das Figueiras, onde atualmente funciona a UPA Central, e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos ao mês.

“Estamos trabalhando no resgate dos grandes símbolos da cidade, como a Feira da Fraternidade, o Parque do Pedroso e Paranapiacaba. Agora estamos resgatando a Faisa, como parte de um amplo investimento em melhoria da qualidade e modernização da saúde”, comemorou o prefeito Paulo Serra. “Isso remete aos bons tempos de Santo André. A Faisa representa orgulho, carinho e atenção de uma cidade que começou a ser transformada”, completou.

Durante as obras de adequação, a UPA Central permanecerá prestando atendimento e, após a inauguração da UPA Infantil Faisa, prevista para 2020, os pacientes de idade adulta serão direcionados para os outros equipamentos de urgência e emergência do município. A recém-inaugurada UPA Perimetral é a opção mais próxima, a um quilômetro de distância.

Será investido cerca de R$ 1 milhão para que o equipamento seja informatizado e modernizado com os padrões do programa Qualisaúde. O espaço será entregue com ambiente preparado para o público infantil, além de contar com recepção, cinco consultórios, duas salas de classificação de risco, 15 leitos na ala amarela, seis leitos na sala vermelha e quatro leitos no isolamento. O investimento mensal para custeio do equipamento será de cerca de R$ 1,5 milhão, sendo metade desse valor proveniente de recurso federal.

“É com muita alegria que hoje damos início às obras deste equipamento. O prédio será todo reformulado e estruturado. Estamos em tratativas com o Ministério da Saúde para realizar o credenciamento como UPA infantil”, disse o secretário de saúde, Márcio Chaves.

HISTÓRICO

Criada em 1967, a Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André) foi durante muitos anos referência na saúde infantil. A rede de atendimento chegou a contar com 11 ambulatórios descentralizados com capacidade de 6.000 consultas ao mês, além de dois serviços de urgência e emergência. A primeira e principal unidade da Faisa contava com 20 leitos para internação de casos clínicos de urgência e emergência. Em 2005, esse prédio deu lugar a um Pronto Atendimento voltado a todos os públicos, que posteriormente se tornou a UPA Central.