Santo André vai reduzir filas com 14.295 novos exames, consultas e cirurgias

Publicado em: 03/10/2014

A Prefeitura de Santo André assinou na tarde de 1º de outubro, no prédio do Executivo, termo de compromisso com a Fundação do ABC e com a Faculdade de Medicina do ABC para reduzir ou até mesmo zerar, em alguns casos, filas de espera para exames, consultas e procedimentos em diversas especialidades. Estão previstas 700 cirurgias de catarata até dezembro, por exemplo. No total serão 14.295 atendimentos à população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS).

O recurso para os procedimentos, todos executados no Ambulatório de Especialidades da Faculdade de Medicina do ABC, é de R$ 1.211.001,68, oriundo do Ministério da Saúde. A cardiologia, uma das áreas com maior demanda reprimida na rede municipal de saúde, faz parte do rol de serviços priorizados na parceria. Estão programados exames de ecocardiograma transtorácico, holter, mapa, teste ergométrico e consultas cardiológicas, que totalizarão 12.403 atendimentos.

Participaram do ato oficial o prefeito Carlos Grana e o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, além do presidente da Fundação do ABC, Marco Antonio Santos Silva, e o diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Adilson Casemiro Pires. Todos, em cada fala, enalteceram a importância do compromisso firmado para o atendimento da população e, principalmente, do projeto da Pasta para diminuição do tempo de espera.

Para o chefe do Executivo, é a prova do comprometimento do governo com a saúde e a população. Carlos Grana também ressaltou que na peça orçamentária para 2015, encaminhada à Câmara em 30 de setembro, o investimento previsto para área gira entre 28% e 30%. Já o presidente da Fundação do ABC enalteceu a “capacidade da Administração” para buscar recursos para área tão carente.

Atualmente, a Central de Regulação da secretaria de Saúde recebe média de 33 mil guias mensais para agendamento de especialidades diversas. Do montante, o município atende em torno de 21.500 no mês, segundo Maria Aparecida Damaia, diretora de Planejamento. No entanto, vale lembrar que todas as solicitações de urgência têm o agendamento priorizado, ou seja, não entram na fila de espera.

O secretário Homero Duarte avaliou que o conjunto de ações deverá reduzir as filas de espera na rede municipal, inclusive zerá-las em alguns casos – como será o caso da biópsia de próstata, em que a demanda reprimida é de 204 pacientes e a Prefeitura contratou 400 exames junto à FUABC-FMABC. “A área de atenção especializada é um dos grandes gargalos na saúde pública. O SUS tem essa deficiência na oferta de exames”, afirmou o gestor, que também é médico.

Reorganização da Saúde

Técnicos da secretaria de Saúde iniciaram em 15 de setembro a atualização de dados dos usuários que aguardam por procedimentos em Santo André. A expectativa é de que o índice de faltas fique abaixo de 30% – indicador médio registrado nos atendimentos de rotina da rede pública. Em alguns casos, muitos pacientes não foram localizados por mudança de endereço ou do número do telefone.

Para evitar as faltas, a ideia, de acordo com a diretora de Planejamento, é viabilizar atendimento na área de cardiologia em dois sábados – provavelmente em novembro. “É uma forma de conseguirmos triplicar o número de consultas”, apontou Maria Aparecida Damaia.