São Bernardo apresenta futuras instalações do Hospital de Urgência

Publicado em: 18/10/2018

Complexo hospitalar será entregue à população no início de 2020; projeto tem 63% das etapas executadas

 

Prefeito Orlando Morando e secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, vistoriam modelo de quarto da futura unidade

Com ritmo acelerado, as obras do futuro Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo, no Centro, foram apresentadas pelo prefeito Orlando Morando dia 5 de outubro. Um quarto de enfermaria, no quinto andar do hospital (em formato de showroom), foi montado para apresentar a estrutura do complexo, cuja previsão de entrega é o primeiro trimestre de 2020.

Com cama, armários, iluminação apropriada, banheiro, ventilação e equipamentos, o quarto ilustrou o padrão a ser seguido nos 38 cômodos do hospital. O projeto tem 63% das etapas já executadas. O novo hospital irá substituir o Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC).

Acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e do coordenador geral da Unidade de Gestão e Projeto (UGP), Luiz Beber, Morando vistoriou todos os andares da construção e apresentou o formato da obra. “Hoje, estamos comprovando que o trabalho está sendo executado com seriedade e excelência. Neste hospital, teremos 38 quartos como este. Alguns com quatro leitos e outros com dois. Além disso, teremos sala de enfermeira e estrutura necessária para receber os pacientes. Atualmente, o HPSC tem 107 leitos disponíveis. Mas, quando o HU estiver pronto, serão 250, ou seja, o dobro da capacidade”, explicou o prefeito.

Segundo o secretário de Saúde, o HU também está apto para realizar procedimentos cirúrgicos. “Neste hospital, teremos um centro especializado em cirurgias. Com isso, iremos desafogar parte dos procedimentos que são realizados no Hospital de Clínicas e ampliar os atendimentos. Aqui serão realizadas cirurgias de baixa complexidade ou procedimentos de urgência”, disse Reple.

EMPREGOS

Além de melhorar a Saúde do município, a construção também está oferecendo mais oportunidades de emprego. Atualmente, 400 funcionários trabalham diretamente na obra e outros 1.000 profissionais, de forma indireta. Quando a unidade estiver em funcionamento, cerca de 1.500 colaboradores irão atuar no prédio. O investimento total da obra é R$ 107,9 milhões.