São Bernardo capacita funcionários da Saúde para diminuir índice de mortalidade infantil

Publicado em: 14/11/2018

Primeiro Encontro Municipal da Infância “De 0 a 1.000 dias, um conceito para a vida toda” acontece no Cenforpe; palestras, rodas de conversa e minicursos são ofertados aos participantes

 

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Diminuir os índices de mortalidade infantil e oferecer mais qualidade de vida às crianças. Com essa proposta, o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, deu início ao 1º Encontro Municipal da Infância “De 0 a 1.000 dias, um conceito para a vida toda”, que acontece entre dias 13 e 14 de novembro, no Centro de Formação de Professores (Cenforpe), localizado no bairro Planalto. Mais de 600 profissionais da Saúde irão participar do evento de capacitação.

O encontro será baseado em cursos rápidos, palestras e rodas de conversa, com foco em aprofundar assuntos importantes para uma infância saudável, como aleitamento materno e o vínculo familiar. Também serão promovidas aulas de primeiros socorros, importância da saúde bucal, guia alimentar e práticas de terapias alternativas, como shantala.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Saúde compôs a mesa acompanhado do Diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi, da Diretora do Complexo Hospitalar, Dra. Agnes Ferrari, do Diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Dr. Stefanos Lazarou, do Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Dr. Wagner Kuroiwa e da Diretora do Departamento de Atenção Especializada, Maria de Fátima Sanches.

Com o auditório lotado, Reple classificou o evento como um grande salto para a saúde do município. “Estamos reunidos para marcar a história dessa cidade. Estamos proporcionando aos nossos pequenos pacientes um olhar diferenciado, de cuidado, carinho e atenção. A partir de hoje, com os nossos funcionários capacitados, tenho certeza que nenhuma criança estará desamparada, seja no tratamento médico ou por questões sociais”, disse.

MORTALIDADE INFANTIL

Segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), São Bernardo apresentou, em 2017, índice de 9,37 mortes para cada mil nascidos vivos. Essa é a menor taxa exibida pelo município para cada mil nascidos vivos. Os dados são menores do que o registrado em 2016, de 10,02. De acordo com o responsável pelo departamento de Atenção Básica, esses fatores estão relacionados à assistência pré-natal e ao atendimento ofertado à população.

“Assim que notificamos a gestação, a mulher é inserida em um programa de pré-natal, com solicitação de exames e uma extensa agenda de consultas e enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O município também acompanha mensalmente as gestantes por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Se houver necessidade, são encaminhadas às unidades de atendimento. Assim que o bebê nasce, ele também é inserido em um programa de atenção com consultas agendadas até os dois anos de idade”, explicou Dr. Rodolfo Strufaldi.

São Bernardo também realiza, nas 34 UBSs, grupos de apoio para orientar as gestantes e puérperas sobre os cuidados com os recém-nascidos. Temas como vacinação, higiene, amamentação e desenvolvimento dos bebês são apresentados por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, dentistas, entre outros.