São Bernardo entrega novos consultórios odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde

Publicado em: 18/01/2019

Prefeitura investe na área de Saúde Bucal e reforça atendimento com inauguração de 40 novos consultórios até março

 

Na UBS do bairro Jordanópolis, os doutores Mário Chekin e Geraldo Reple com o prefeito Orlando Morando

A Prefeitura de São Bernardo entregou em 17 de janeiro a segunda Unidade Básica de Saúde (UBS) com dois novos consultórios de Odontologia. Desta vez, foi a unidade localizada na Rua Oswaldo Cruz, 120, no bairro Jordanópolis. O investimento faz parte do plano de aprimoramento da Saúde Bucal do município, que atenderá nove UBSs, com 40 novas clínicas. A primeira unidade a ser contemplada foi a UBS Santa Cruz, na semana passada. Até março, o plano será concluído.

O prefeito Orlando Morando acompanhou a montagem dos equipamentos junto do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e do coordenador de Saúde Bucal, Dr. Mário Chekin. Os novos consultórios custaram R$ 614 mil, no total. O valor investido foi custeado por meio de emendas parlamentares federais, destinado ao município via Ministério da Saúde.

“Estamos dando mais um importante passo para a Saúde de São Bernardo. Essa unidade realiza, em média, 40 atendimentos por dia e 800 por mês. Adquirimos conjuntos equipados com cadeiras, luzes, mesas de apoio, cubas removíveis, sugadores e ultrassons. Aparelhos modernos e de alta tecnologia. Estamos modernizando as unidades para oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor”, disse Morando.

Durante a agenda, o responsável pela Pasta da Saúde também salientou a acessibilidade dos consultórios. “Escolhemos clínicas que também atendessem às necessidades das pessoas com deficiência. Os encostos de cabeça são 100% reclináveis, permitindo que os cadeirantes tenham mais conforto no momento do atendimento”, explicou Dr. Geraldo Reple, que acrescentou: “A modernização dos equipamentos mantém a linha da proposta da Administração, em melhorar o atendimento de Saúde que é oferecido à população. Nós já trocamos os equipamentos de exames de imagens dos hospitais, Policlínicas e agora chegou a vez da Saúde Bucal”.

REFERÊNCIA

Em 2017, São Bernardo foi classificada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) como a segunda melhor cidade do Estado de São Paulo a oferecer atendimento odontológico. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2016, apenas 30% dos moradores buscavam atendimento de Saúde Bucal nas UBSs da cidade. Já em 2018, este número cresceu para 34,18% (32 mil pessoas a mais).