São Bernardo inicia vacinação contra a gripe para grupos prioritários

Publicado em: 12/04/2019

As 34 Unidades Básicas de Saúde da cidade já ofertam doses da vacina; imunização é para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas

 

A meta para a cidade é de imunizar 90% das pessoas dos grupos prioritários, sendo 176 mil pacientes – Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo iniciaram, dia 10 de abril, entre 8h e 17h, a campanha de vacinação contra o vírus da gripe por grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Com este grupo, a vacinação ocorrerá até o dia 22. A meta para a cidade, estipulada pelo Ministério da Saúde, é de imunizar 90% das pessoas dos grupos prioritários, 176 mil pacientes.

São Bernardo segue as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. O município possui doses suficientes para atender a demanda. Mas, se existir necessidade, o estoque é reposto conforme a adesão da população.

“Com o início da campanha, temos que incentivar as pessoas dos grupos prioritários a procurarem os postos de vacinação. É essencial que as pessoas se protejam. A gripe não é brincadeira e a proteção é necessária”, disse o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

CONDIÇÃO

Gestante de seis semanas, a operadora de telemarketing Tatiane Rocha 28 anos, fez questão de participar da campanha logo no primeiro dia. “Vim até a UBS para iniciar o meu pré-natal. A enfermeira que me atendeu disse que eu teria que tomar. Aí, já aproveitei a oportunidade. Estou muito satisfeita, além de me proteger, sei que o meu bebê também estará seguro”, disse.

RECOMENDAÇÃO

A melhor forma de prevenir o vírus da gripe é a imunização. “Infelizmente, ainda existem pessoas que acreditam que ficarão doentes se tomarem a vacina. Isso não é verdade. A vacina pode dar algumas reações, como mal-estar e dor na região onde foi aplicada. Mas, serve para proteger o indivíduo e amenizar o vírus de todas as classificações da gripe”, disse o responsável pelo departamento de Atenção Básica e também médico, Dr. Rodolfo Strufaldi.

A segunda etapa da campanha ocorrerá a partir do dia 22 de abril e contemplará os idosos, profissionais da Saúde, pessoas com doenças crônicas e professores da rede pública e privada. O “Dia D”, dia nacional de imunização, será dia 4 de maio, sábado.

Para receber a vacina, é necessário levar a carteirinha de vacinação e um documento com foto. Se ocorrer classificação no grupo de doenças crônicas, deve levar também um comprovante médico. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.