São Bernardo promove 1º Congresso de Urgência e Emergência

Publicado em: 15/06/2018

Palestras, treinamentos e um simulado de resgate acontecem até 17 de junho; mais de 1.500 profissionais e estudantes irão participar

 

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, no Fórum de Saúde do município em 2017

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover o 1º Congresso de Urgência e Emergência. O evento acontece entre hoje (15/06) e 17 de junho, no Teatro Inezita Barroso, localizado na Rua Tiradentes, 1845, na Vila Santa Terezinha. Mais de 1.500 profissionais e estudantes da área da Saúde se inscreveram e irão participar das ações.

O Congresso tem como objetivo capacitar os profissionais do setor, por meio de palestras e treinamentos com temas específicos na área de urgência e emergência. Diversos palestrantes renomados foram convidados a participar, como Marisa Malvestio, especialista em Atendimento Pré-Hospitalar, o cardiologista e diretor da Divisão Clínica do Laboratório de Pesquisa e Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, Sergio Timerman, e o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple.

Além das palestras e treinamentos, será promovida uma demonstração de resgate que contará com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar (PM). Uma simulação de incidente com múltiplas vítimas será demonstrada no estacionamento do ginásio Poliesportivo, onde as vítimas serão socorridas e encaminhadas para o Hospital de Clínicas de helicóptero.

“Estamos investindo em treinamento e capacitação dos profissionais. Temos ciência de que os atendimentos pré-hospitalares podem ser o diferencial entre a vida e a morte, onde minutos fazem total diferença. Por isso, é primordial que todos os médicos, enfermeiros, técnicos, saibam como realizar esse primeiro socorro”, disse Dr. Geraldo Reple.

COMEMORAÇÃO

Durante o evento, também serão celebrados os dez anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Bernardo. Homenagens e depoimentos de funcionários e pacientes socorridos pelos profissionais da cidade serão exibidos como forma de agradecimento.

O evento é gratuito e conta com o apoio de empresas privadas, escolas técnicas e universidade. Na inscrição, os profissionais tiveram apenas que doar um pacote de fralda ou um kit de higiene, composto por shampoo, sabonete líquido e um hidratante corporal. Todas as doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) do município.