São Bernardo reforça brigadas de incêndio nas Unidades Básicas de Saúde

Publicado em: 14/06/2017

Maior unidade mantida da Fundação do ABC, a Central de Convênios deu início neste ano à série de treinamentos para formação de Brigadas de Incêndio nas Unidades Básicas de Saúde de São Bernardo. Até maio, quatro UBSs já receberam a capacitação coordenada pelo SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da FUABC e passaram a contar com Brigada de Incêndio própria. São elas: UBS Jordanópolis, UBS Vila Dayse, UBS Vila Euclides e UBS Vila Marchi.

Treinamentos de brigada de incêndio contam com aulas teóricas e práticas de primeiros socorros

A formação da brigada de incêndio visa a proteção da integridade física de funcionários, pacientes e do patrimônio da unidade de saúde. Os integrantes se reúnem periodicamente em encontros de atualização e reciclagem.

Os treinamentos de brigada de incêndio contam com aulas teóricas e práticas de primeiros socorros, assim como de princípios de incêndio, rotas de fuga, classes de incêndio e de conhecimentos técnicos sobre os equipamentos de combate a incêndio, entre os quais os tipos de extintores, hidrantes, detectores de fumaça, alarmes de incêndio e mangueiras, por exemplo.

AME PRAIA GRANDE

Outra unidade da FUABC que passou recentemente pelo treinamento de Brigada de Incêndio foi o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Praia Grande, no litoral paulista. A capacitação é uma das exigências para renovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

“Durante os treinamentos, mostramos aos funcionários das unidades o quanto é importante para a segurança de todos ter uma brigada de incêndio treinada e preparada para as mais diversas emergências. Realizamos as partes teóricas e práticas para o melhor entendimento e para atendermos à Instrução Técnica 17, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo”, explica Leonardo Menarbino da Silva, bombeiro e técnico em Segurança do Trabalho do SESMT-FUABC.