São Bernardo renova frota de carros do Programa de Internação Domiciliar

Publicado em: 07/06/2019

Oito carros 0km modelos Spin foram entregues nesta semana; veículos serão utilizados para o transporte dos profissionais até os pacientes acamados

 

Entrega foi realizada no estacionamento do Hospital de Clínicas, no bairro Alvarenga – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Em mais uma ação para aprimorar os serviços de Saúde, a Prefeitura de São Bernardo reforçou o Programa de Internação Domiciliar (PID), dia 3 de junho, com a entrega de oito novos carros 0km. Os veículos (modelos Spin) serão utilizados no transporte dos profissionais que atendem os 346 pacientes acamados ou que necessitam de atendimento especializado.

A entrega oficial foi realizada pelo prefeito Orlando Morando e pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, no estacionamento do Hospital de Clínicas, no bairro Alvarenga.

“A entrega destes carros alinha o nosso trabalho de investimento por um melhor serviço à população. O PID realiza atendimento em pacientes acamados ou que necessitam de um cuidado semelhante ao de homecare”, explicou o prefeito.

O programa SAD/PID proporciona aos pacientes um atendimento de saúde domiciliar. Ao todo, São Bernardo conta com 48 profissionais, divididos em Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar – (EMADs) e Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP). Ao todo, são 9 médicos, 9 enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, 4 fisioterapeutas, 1 nutricionista e 1 fonoaudiólogo.

Os inscritos no programa são idosos, adultos com necessidades de cuidados prolongados, portadores de doenças crônicas/degenerativas, pessoas que necessitam de cuidados paliativos e pessoas com incapacidade funcional, provisória ou permanente.

“É um serviço de extrema importância para a nossa cidade. Fazemos todos os atendimentos e procedimentos necessários aos doentes. Mantendo-os em casa, além de oferecer um serviço de extrema qualidade, iremos reduzir a demanda de leitos hospitalares e humanizar o serviço”, explicou Reple.

A aquisição dos veículos foi realizada por meio de contrato com uma empresa especializada no serviço. O investimento anual é de R$ 1,1 milhão. Os carros irão prestar serviço para todas as unidades do complexo hospitalar municipal (Hospital de Clínicas, Hospital e Pronto-Socorro Central, Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário e CAISM).