São Caetano celebra pioneirismo com novo formato do ‘Coração de Estudante’

Publicado em: 04/10/2018

Iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Caetano e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Regional ABCDM, com apoio da Faculdade de Medicina do ABC

Mais de 500 alunos do Fundamental II, da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Leandro Klein, fizeram parte de uma ação histórica e pioneira no Brasil, em 27 de setembro, no Programa Coração de Estudante. A iniciativa, fruto de parceria entre a Prefeitura de São Caetano do Sul e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Regional ABCDM (Socesp), promoveu a capacitação em massa dos estudantes em ressuscitação cardiopulmonar e levou uma série de informações para a promoção da saúde dos jovens.

Lançado em 2007, o programa ganhou reforço neste ano de novas equipes das secretarias de Saúde, Esporte e Educação (fisioterapia, nutrição, enfermagem, assistência farmacêutica, agentes comunitários e dos médicos e socorristas do SOS Cidadão 156), além do apoio dos estudantes da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

“Este foi um trabalho brilhante com nossos alunos e acreditamos na importância singular do projeto para nossa cidade”, avaliou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. “Estamos orgulhosos pelo êxito da materialização do Coração de Estudante neste formato intersetorial. Sem dúvidas, é um marco para São Caetano”, completou.

Para a coordenadora do atendimento de emergência do SOS Cidadão 156, Alessandra Masiukewycz, os estudantes são grandes multiplicadores de informação e todo o conteúdo apresentado ao longo do dia será difundido ainda mais entre as famílias. “Nosso município tem um grande percentual de população idosa, que é a mais acometida por problemas cardíacos, e essa interação que promovemos tem como objetivo salvar vidas”, descreveu. “Falamos, entre outros temas, sobre o reconhecimento de uma situação de emergência, como acionar o SOS Cidadão 156, quais as informações devem ser passadas durante o chamado e, principalmente, sobre a importância de não passar trote para as corporações”, complementou.

Segundo a presidente da Socesp ABCDM e professora de Cardiologia da FMABC, Dra. Carla Lantieri, os jovens aprenderam as medidas preventivas para evitar as doenças cardiovasculares, de forma lúdica, e receberam todas as orientações para que tenham um estilo de vida saudável, associando a alimentação equilibrada e a atividade física regular. “Doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Com esse trabalho intersetorial e interprofissional, dentro dessa ação revolucionária que é o Coração de Estudante, sensibilizamos os alunos para que tenham mais consciência sobre a própria saúde e os preparamos para que saibam atuar em situações de risco”, resumiu Carla.

“O projeto ganhou vida porque teve total apoio da Prefeitura de São Caetano. O modelo que foi apresentado na Emef Leandro Klein servirá como referência para expandir por outras cidades, estados e, quem sabe, outros países”, enalteceu Fernando Costa, cardiologista e diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A estimativa é que, ao longo dos próximos meses, o Programa Coração de Estudante percorra todas as escolas de São Caetano.

CIRCUITO DA SAÚDE

O Programa Coração de Estudante deste ano contou com sete etapas. Além da dinâmica com os socorristas do SOS Cidadão 156, os alunos passaram por outras seis atividades:

– Sala de Ressuscitação Cardiopulmonar: aprendendo a salvar vidas. Disseminação da técnica da massagem torácica, com propósito de diminuir o número de mortes por parada cardíaca.

– Sala de Nutrição: alimentação saudável. Atividades lúdicas desenvolvidas por nutricionistas sobre o tema alimentação saudável, incluindo a preparação de lanches e explicação sobre o uso das plantas alimentares não convencionais (PANCs), aproveitamento de alimentos e qualidade da alimentação.

– Sala de Atividades Físicas: vida ativa. Os alunos passaram por atividades de alongamento, relaxamento e aprenderam sobre a prática de atividade física de forma consciente e responsável. A equipe da Assistência Farmacêutica abordou os riscos do uso de drogas, narguilé, álcool e uso incorreto de medicamentos. Um semáforo foi utilizado para sinalizar os riscos que alguns comportamentos trazem à saúde: vermelho/alto risco, amarelo/atenção e verde/hábitos saudáveis.

– Salas de Enfermagem: medida de pressão arterial. Profissionais da enfermagem realizaram a medição, pesagem, cálculo da circunferência abdominal dos alunos e aferiram a pressão arterial dos jovens. Aqueles que apresentaram alteração serão encaminhadas para acompanhamento médico.

– Salas de Educação Física e Fisioterapia: medidas antropométricas. Em pauta, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), sobrepeso e obesidade, sedentarismo, atividades físicas, colesterol e glicemia.

– Sala dos Acadêmicos. Os estudantes responderam o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) sobre diversidade alimentar e consumo de ultraprocessados.