São Caetano entrega novo CAPS AD

Publicado em: 20/09/2019

Evento reuniu autoridades municipais – Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, inaugurou dia 14 de setembro o novo CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Zoraide Maria Rampasso, no bairro Mauá. A entrega do CAPS AD amplia o acolhimento à comunidade, já que o equipamento tem capacidade para atender até 120 pacientes por dia, o dobro da sede antiga, que funcionava em espaço alugado no Centro.

“A dependência em álcool e drogas é uma doença psíquica contemporânea gravíssima porque leva à criminalidade e devasta o indivíduo e as famílias. Com este novo CAPS AD trataremos os pacientes com mais dignidade. Assim reiteramos o nosso compromisso com o acolhimento e com a saúde dos moradores de São Caetano do Sul”, ressaltou Auricchio.

O prefeito recordou que a obra estava paralisada ao término da gestão passada. “Trabalhamos com base nos princípios sanear, planejar e executar. Assim destravamos todos os contratos. Hoje não há nenhuma obra parada na cidade.” A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, traçou um histórico da Saúde Mental no País. “A desospitalização é um marco importantíssimo e o CAPS AD é a evolução desse modelo de assistência, oferecendo atendimento mais humano e eficiente”, analisou.

O novo equipamento tem 1.300 m² de área construída e atende a todas as normas técnicas e recomendações do Ministério da Saúde. São quatro consultórios médicos, enfermagem, farmácia, sala de observação com quatro leitos (incluindo um de isolamento), áreas para terapia em grupo e convivência (cozinhas, jardim e ambiência), refeitório, recepção, solarium e salas de apoios técnico e operacional. Tudo com acessibilidade plena, incluindo elevador. O espaço é monitorado por câmeras de segurança.

O investimento na obra foi de R$ 2,4 milhões, sendo R$ 2 milhões provenientes do governo federal e o restante de recursos da Prefeitura. A equipe multidisciplinar é formada por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e oficineiros.

O CAPS AD oferece tratamento também a pessoas que querem largar o tabagismo; que são dependentes de medicações benzodiazepínicas; e compulsivas por jogos, compras, sexo e alimentos, entre outros transtornos.