São Caetano inaugura o novo Caps AD, no bairro Mauá

Publicado em: 12/09/2019

Unidade será entregue dia 14/09 – Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, inaugura neste sábado (14/9), às 11h, o novo Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) Zoraide Maria Rampasso, localizado na Rua dos Castores, 10, bairro Mauá. A entrega amplia o acolhimento à comunidade, já que o equipamento tem capacidade para atender até 120 pacientes por dia, o dobro da sede atual, que funciona em espaço alugado pela Prefeitura na Rua Santo Antônio, 117, no Centro, e que será devolvido.

“A dependência química é um transtorno sério e que deve ser tratado como questão de saúde pública. Por isso, é fundamental atuarmos no cuidado e na prevenção. É o que fazemos na nossa rede de Saúde Mental. Com o novo Caps AD, ampliamos o acolhimento aos pacientes”, destaca o chefe do Executivo.

O novo Caps AD tem 1.300 m² de área construída e atende a todas as normas técnicas e recomendações do Ministério da Saúde. São quatro consultórios médicos, enfermagem, farmácia, sala de observação, áreas para terapia em grupo e convivência, refeitório, recepção, e salas de apoios técnico e operacional. Tudo com acessibilidade plena, incluindo elevador.

O investimento na obra foi de R$ 2,4 milhões, sendo R$ 2 milhões provenientes do Governo Federal e o restante de recursos próprios da municipalidade.

A equipe multidisciplinar é formada por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e oficineiros. Com os espaços mais adequados serão oferecidas novas terapias, como atividades de jardinagem e na cozinha.

O Caps AD oferecerá tratamento também a pessoas que querem largar o tabagismo; que são dependentes de medicações benzodiazepínicas; e compulsivas por jogos, compras, sexo e alimentos, entre outros transtornos. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.