Centro de Controle de Zoonoses de São Caetano realiza nebulização contra dengue

Publicado em: 05/04/2019

São Caetano não registrou caso autóctone de dengue em 2019 – Foto: Junior Camargo/PMSCS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de São Caetano realizou dia 31 de março mais uma ação de combate ao mosquito da dengue. Dessa vez, concentrada nos bairros São José e Jardim São Caetano. Dia 1º de abril, o combate ao Aedes aegypti foi focado no bairro da Fundação.

No fim de semana os agentes da Zoonoses fizeram a nebulização do Bosque do Povo, Cemitério da Saudade e Praça Adauto Moreira, além de trabalho de vistoria e orientação em casas desses bairros, eliminando criadouros do inseto. São Caetano não registrou caso autóctone de dengue em 2019.

O médico veterinário e coordenador do CCZ, Fábio Agostini Bertola, alertou que as ações da Prefeitura precisam ser complementadas com uma cuidadosa atenção de cada morador. “Mais de 80% dos criadouros do Aedes aegypti ficam dentro das casas”, destacou.

Alguns cuidados simples são efetivos no controle da proliferação do mosquito, como evitar o acúmulo de água em vasos de plantas e outros objetos, tratar ralos com água sanitária, fazer a manutenção periódica de calhas e lajes e vedar corretamente as caixas d´água.  “A prevenção da dengue em São Caetano depende da participação de todos”.