São Caetano reativa e amplia programa de cirurgia bariátrica

Publicado em: 20/04/2018

Entre novos e antigos pacientes, há mais de 300 pessoas na fila de espera; serviço foi interrompido há cinco anos

 

Prefeito José Auricchio Júnior conversa com moradora em evento de anúncio da reativação do serviço

A Prefeitura de São Caetano lançou, em 3 de abril, o Programa de Endoscopia e Cirurgia Bariátrica. A cidade foi a primeira do país, em 2008, a oferecer esse procedimento com recursos do município. O serviço, porém, foi interrompido em 2013 e agora retorna ampliado e modernizado.

Em evento no Centro Integrado de Saúde e Educação (Cise) João Nicolau Braido, o prefeito José Auricchio Júnior disse que o cumprimento desse compromisso tem exigido enorme trabalho de reorganização. “Demoramos pouco mais de um ano porque a organização é complexa e precisa ser muito bem planejada para garantir toda a segurança aos pacientes. Fomos pioneiros em 2008 e, mesmo dez anos depois, ainda somos a única cidade a oferecer esse tratamento à população”, afirmou o prefeito.

Uma fila antiga de 169 candidatos à cirurgia passará por novas avaliações. Todos serão reclassificados por índice de massa corpórea e haverá prioridade aos casos mais graves, respeitando-se a ordem cronológica. Outros 150 novos pacientes também passarão por uma equipe multidisciplinar formada por endocrinologistas e outros profissionais da área. O programa terá capacidade de realizar sete cirurgias por mês, todas custeadas pela Prefeitura.

A revitalização do Centro Cirúrgico do Hospital Márcia Braido está em sua fase final. “Fizemos praticamente um Centro Cirúrgico novo, com equipamentos modernos e tudo apropriado para atender aos pacientes com obesidade”, disse a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

ENDOSCOPIA

Outra novidade é a endoscopia bariátrica. Inaugurado pela Prefeitura em maio de 2017, o Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini também integra o programa de obesidade. Alguns pacientes, de acordo com suas condições clínicas e de massa corpórea, poderão ser encaminhados para o procedimento de endoscopia bariátrica.

“Posso assegurar que temos em São Caetano uma equipe extremamente capacitada, com profissionais que estão entre os melhores do Brasil”, afirmou o prefeito Auricchio Jr. A equipe médica conta com os doutores Paulo Fernando Regina, Felipe Rossi, Eduardo Grecco e Marçal Rossi.