Saúde de São Bernardo realiza 1º Fórum da Atenção Básica

Publicado em: 10/08/2018

Evento teve objetivo de capacitar profissionais e alunos da Saúde do município; ato reuniu 1.100 inscritos

 

Dr. Geraldo Reple, secretário de Saúde de São Bernardo, durante cerimônia de abertura

Na busca por qualificar e melhorar o atendimento dos serviços de Saúde, a Prefeitura de São Bernardo realizou o 1º Fórum de Atenção Básica dias 7 e 8 de agosto, no Centro de Formação de Professores, o Cenforpe, localizado no bairro Planalto. Mais de 1.100 profissionais e alunos do setor participaram das ações.

O fórum foi promovido com cursos rápidos, palestras e rodas de conversa, todos com foco em aprofundar detalhes nas ações ofertadas à população. Também foram promovidas aulas de primeiros socorros e reconhecimento de AVC, fitoterapia, triagem de saúde bucal, práticas de terapias alternativas, entre outros.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, compôs a mesa acompanhado do Diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi, da Dra. Barbara Cristina Barreiros, médica de família do Departamento de Atenção Básica e Liedi Mendes, representante da Universidade Nove de Julho.

Com o auditório lotado, o titular da Saúde evidenciou o fórum como o principal ponto para se avançar no atendimento dos serviços, classificando a troca de ideias e experiências como fundamental para o êxito do processo. “Estamos investindo em treinamento e capacitação. Queremos melhorar a porta de entrada dos nossos pacientes, que é nas UBSs. São pequenos gestos que podem fazer total diferença no atendimento”, disse Reple.

Ao longo do evento foram apresentadas experiências exitosas que aconteceram dentro das unidades de saúde do município. “Além de capacitar, precisamos mostrar para os nossos funcionários que o trabalho que eles executam diariamente está correto. Selecionamos 96 fatos, que aconteceram nas 34 UBSs, como a melhora no fluxo de atendimento e projetos de ações preventivas de saúde. Estamos motivando os nossos colaboradores e os incentivando a continuar no caminho certo”, disse Dr. Rodolfo Strufaldi.