Secretário de Segurança visita campus da FMABC

Publicado em: 25/07/2014

A Faculdade de Medicina do ABC recebeu em junho visita do secretário de Segurança Urbana e Comunitária de Santo André, José Luís Martins Navarro. Coronel Navarro, como é conhecido, participou de reunião com o Núcleo Gestor da FMABC, quando pode ouvir as demandas da instituição e apresentar o trabalho desenvolvido por sua Pasta na cidade e nas imediações do campus universitário.

A visita do secretário andreense foi intermediada pela professora Silmara Conchão, que é coordenadora da Comissão de Extensão da FMABC (COMEX) e secretária de Política pra Mulheres de Santo André. “Temos percebido muitos alunos da Medicina ABC e da Fundação Santo André com relatos de assalto nas imediações do campus universitário. Especificamente na FMABC, o tema já foi levado pelos estudantes à reunião da Congregação e aos próprios docentes. A maioria dos casos refere a roubos de bolsas, carteiras e celulares no ponto de ônibus. Outro alvo dos bandidos são os carros estacionados”, detalha Silmara Conchão, que acrescenta: “Optamos por convidar o coronel Navarro para expor essas ocorrências e questioná-lo sobre o fechamento da base fixa da polícia localizada na região do campus, o que gerou sentimento de insegurança”.

Coronel Navarro explicou que o fechamento da base fixa faz parte de novo modelo de atuação, cujos investimentos estão focados em unidades móveis de segurança. O secretário também falou a respeito das ações em desenvolvimento na Pasta, projetos a serem implantados e sobre o sistema de monitoramento com câmeras na cidade, que contempla, inclusive, a área onde estão instalados os campi da FMABC e Fundação Santo André. “A reunião foi esclarecedora. Não tínhamos conhecimento de muita coisa que já está em andamento. A visita transformou o sentimento de insegurança em segurança”, garante Silmara Conchão.

Para a professora da FMABC e coordenadora da COMEX, esse tipo de troca de experiências é fundamental para a aproximação da instituição com o Poder Público. “Conseguimos estreitar laços e aproximar a relação entre a faculdade e a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária de Santo André. O Coronel Navarro se dispôs, inclusive, a auxiliar em demandas que não estão diretamente ligadas à Pasta, mas que dizem respeito a segurança de alunos, professores e comunidade acadêmica em geral, como a questão da iluminação e a jardinagem das áreas comuns”, revela Silmara Conchão.

Também no campo da segurança pública, outro canal direto da Faculdade de Medicina do ABC é a coronel Cláudia Rigon, que em 25 de junho último tornou-se a segunda mulher a assumir o comando efetivo da Polícia Militar na região. A solenidade que formalizou a posse da comandante ocorreu no Comando de Policiamento de Área Metropolitano-6 (CPAM-6), em Santo André.