Trabalho da Medicina ABC é premiado em jornada de Dermatologia

Publicado em: 31/08/2018

Caso envolveu atendimento de uma criança que teve tuberculose diagnosticada a partir de lesões cutâneas

 

Anna Luiza Baptista (residente), Dra. Lucia Mioko Ito, Amanda Voltareli César de Oliveira (residente) e Dr. Nobuo Matsunaga

A Faculdade de Medicina do ABC de Santo André acaba de ser premiada na 3ª RDP – Jornada Multisserviços, Avanços em Dermatologia e Dermatoscopia, realizada dias 17 e 18 de agosto no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo. Um caso clínico atendido no ambulatório da disciplina foi apresentado pela médica residente de Dermatologia, Amanda Voltareli César de Oliveira, uma das autoras do trabalho. O caso foi eleito o melhor na área de Dermatopediatria.

Um dos motivos da premiação foi a conduta clínica adotada durante o atendimento, que envolveu uma criança de 11 anos. Os profissionais conseguiram diagnosticar uma doença sistêmica, a tuberculose pleural, a partir da identificação correta de lesões cutâneas. “O paciente queixava-se há três anos de lesões pelo corpo e inchaço no olho direito. Identificamos as lesões por exames clínicos como sendo de um quadro chamado líquen escrofuloso, uma reação de hipersensibilidade aos antígenos da tuberculose. Após início do tratamento adequado, o paciente teve recuperação completa do quadro cutâneo e ocular logo nas primeiras semanas, além de apresentar ganho de 10 quilos. Foi um caso muito interessante, especialmente pela raridade”, resume Amanda, que comemorou a conquista. “O prêmio reflete a qualidade do atendimento que oferecemos aos nossos pacientes da disciplina de Dermatologia. Acredito que solidificamos ainda mais o prestígio da nossa faculdade. Foi emocionante apresentar um caso tão rico em nome da FMABC e de todos os professores. Agora, o próximo passo será a publicação”, projeta a residente.

No evento foram apresentados diversos casos clínicos com a participação dos 24 serviços credenciados na Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP). Os participantes apresentaram os trabalhos em etapas divididas entre evoluções clínicas, imagens dos pacientes e exames complementares utilizados.

O trabalho foi produzido pela médica residente Amanda Voltareli César de Oliveira, além dos professores Dr. Eduardo Lacaz Martins, Dra. Lucia Mioko Ito, Dr. Nobuo Matsunaga, Dr. Simão Cohen e Dr. Carlos D’Apparecida Santos Machado Filho, este professor titular da disciplina.