UPA Central de Santos tem 95,8% de aprovação dos usuários

Publicado em: 29/04/2016

A primeira Unidade de Pronto Atendimento de Santos, a UPA Central, tem aprovação de 95,8% dos usuários. O equipamento, inaugurado há pouco mais de três meses na Rua Joaquim Távora, 260, marca novo conceito de socorro médico em situações emergenciais e recebeu nota 8 da população da cidade e região.

Unidade é a primeira da cidade sob gestão compartilhada com uma organização social, a Fundação do ABC

Unidade é a primeira da cidade sob gestão compartilhada com uma organização social, a Fundação do ABC

Os índices aparecem na pesquisa de opinião feita pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) nos dias 9, 10 e 11 de março, junto a 600 pacientes a partir de 16 anos. Dos entrevistados, 69,7% são de Santos, seguindo São Vicente (24,2%), Guarujá (2,3%), Praia Grande (2,3%), Cubatão (1,2%), Itanhaém (0,2%) e São Paulo (0,2%).

REESTRUTURAÇÃO

Estrutura moderna, totalmente climatizada, gestão profissionalizada e atendimento de qualidade são as razões atribuídas ao resultado do estudo, ressalta o secretário de Saúde, Marcos Calvo. “Essa aprovação simboliza o acerto da Prefeitura em implementar esse novo modelo de atenção, que faz parte de toda uma reestruturação do sistema de urgência e emergência a ser aprimorado com outras duas futuras UPAs (uma na Zona Noroeste e outra na Zona Leste) e o Complexo Hospitalar dos Estivadores”, afirma.

A pesquisa mostrou ainda que 96,3% dos pacientes consideraram o atendimento médico adequado para seu caso e 95,5% ficaram satisfeitos com a consulta. O atendimento na recepção também foi destacado: 99,3% dos usuários acharam o serviço educado, atencioso (99,3%), eficiente (98,5%), simpático (99,4%) e rápido (97,4%).

Em comparação ao antigo PS Central, 80,6% consideraram a UPA Central melhor pela estrutura, conforto, rapidez e qualidade do atendimento.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

A pesquisa também apontou que 89,8% dos entrevistados entenderam o sistema de atendimento por classificação de risco com identificação por cores – modelo utilizado mundialmente e sinônimo de padrão de qualidade. Os ambientes da UPA estão distribuídos seguindo esse padrão, organizando o fluxo e o atendimento aos pacientes.

A UPA é a primeira unidade do município sob gestão compartilhada com uma organização social, a Fundação do ABC, vencedora de chamamento público. O prédio foi construído pela Fundação Lusíada, sem custo à Prefeitura.