UPA Centro de Osasco implanta prontuário eletrônico

Publicado em: 13/01/2017

Com intuito de agilizar e qualificar a assistência médica aos munícipes de Osasco, a Unidade de Pronto Atendimento Vicente Missiano – a UPA Centro – deu início em dezembro à implantação do sistema de prontuário eletrônico para atendimento aos pacientes. Totalmente digital, a ferramenta integra todas as fases da assistência, desde a chegada à recepção, passando pelos procedimentos de triagem, consulta, medicação, exames, reavaliação médica, alta ou transferência.

Ferramenta ajuda a integrar todas as etapas do atendimento ao paciente

Ferramenta ajuda a integrar todas as etapas do atendimento ao paciente

O fluxo é simples e dinâmico. Ao chegar na unidade, o paciente retira uma senha, que é automaticamente encaminhada à enfermagem, que anuncia o número diretamente no painel da recepção. O paciente é acolhido para o processo de triagem, com checagem de pressão sanguínea, batimentos cardíacos, entre outras medições. No encerramento do procedimento, a enfermagem registra os dados coletados no prontuário eletrônico e, ao finalizar, gera automaticamente uma senha que direciona o paciente à recepção para fazer a ficha.

Encaminhado à consulta, o médico acessa o prontuário aberto no momento da triagem. Após o atendimento, caso seja necessário realizar exames, o prontuário é reencaminhado via sistema com detalhamento do pedido – como um raio-x de tórax, por exemplo – diretamente para o setor competente. O paciente passa pelo procedimento e retorna para reavaliação médica através do mesmo fluxo de prontuário eletrônico.

De acordo com o diretor geral da UPA Centro, Alessandro Neves, a adoção do prontuário eletrônico tem sido fundamental, entre outros pontos, para agilizar, com qualidade, os serviços na unidade. “Estamos em processo de modernização em todos os procedimentos que envolvem, sobretudo, a assistência médica.  A eficiência no atendimento faz parte do processo de humanização que temos desempenhado sistematicamente na instituição. Quem ganha com isso é a população”, afirma Neves.