UPA Cumbica completa um ano com mais de 100 mil atendimentos

Publicado em: 11/01/2019

Unidade tem capacidade para atender 400 pessoas por dia (Foto: Sidnei Barros/PMG)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cumbica, em Guarulhos, completou um ano no dia 27 de dezembro com a marca de mais de 100 mil atendimentos realizados, segundo dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde.

Foram muitas vidas salvas. Entre elas a de Maria Dolores Fonseca, de 67 anos. A aposentada, que deu entrada na unidade em 28 de novembro com quadro de aparente desidratação, foi diagnosticada com forte pneumonia. Após quatro dias de tratamento, dona Maria já estava bem.

“O atendimento foi muito bom, rápido e eficiente. Acho que se não fosse a UPA, minha sogra não estaria mais aqui hoje”, explica Valéria. Dia 11 de dezembro a aposentada teve retorno na UPA, onde realizou novo raio X. Para alegria da família, tudo não passou de um grande susto: o exame não apontou mais as manchas no pulmão e a paciente já retornou à rotina.

HISTÓRICO

Inaugurada em 27 de dezembro de 2017, a UPA Cumbica funciona 24 horas, sete dias por semana, na  Rua dos Jesuítas, s/n° (esquina com a rua Itanhomi), na Cidade Industrial Satélite, em Cumbica. Com capacidade para atender 400 pessoas por dia, oferece assistência de urgência e emergência em clínica médica, pediatria e ortopedia; exames de raio X, eletrocardiograma, bem como atendimento de odontologia no período diurno.

Instalada em uma área de mais de 1,3 mil m², a unidade possui três consultórios médicos e um odontológico, salas de urgência para classificação de risco, medicação e reidratação, radiologia, eletrocardiograma, sutura, curativo, gesso, inalação e coleta de exames, espaços de observação feminina e masculina com quatro leitos cada um, e outros seis no setor pediátrico, além de sala de isolamento em cada ala. A UPA conta também com recepção, farmácia, sanitários para portadores de necessidades especiais, sanitário infantil e familiar.