UTI pediátrica do Márcia Braido é entregue ampliada

Publicado em: 10/11/2017

A Prefeitura de São Caetano do Sul entregou dia 1º de novembro a reforma de ampliação e revitalização da UTI pediátrica do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido. Desativada desde 2015, a unidade recebeu investimento de R$ 150 mil. O número de leitos subiu de seis para 10.

A remodelação do espaço permite melhorar o fluxo de funcionários, pacientes e acompanhantes. O sistema de iluminação foi readequado, sendo utilizadas apenas lâmpadas com tecnologia LED, mais econômicas. Foram feitas, ainda, a renovação dos painéis de gases medicinais e a revisão de toda a rede, além da reforma do mobiliário fixo e substituição das camas e berços por produtos novos.

Já na área de enfermagem foi instalado um sistema de monitoramento cardíaco com painel central que reúne as informações de todos os pacientes. “Pode haver igual, mas não há nada melhor em UTI pediátrica no setor público”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior.

MORTALIDADE INFANTIL

A reativação da UTI pediátrica do Hospital Márcia Braido – inaugurada em outubro de 2005 – é ponto fundamental para São Caetano do Sul recuperar seus baixos índices de mortalidade infantil. Nos últimos quatro anos, esse número subiu de 5,8 mortes por mil nascimentos para 11,9 em quatro anos. É hoje o segundo pior índice do Grande ABC.

“Mortalidade infantil é uma das nossas grandes preocupações”, afirma a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. “É um dado triste para a cidade, mas vamos trabalhar e recuperar o índice que tínhamos há quatro anos”, disse o prefeito.

REVITALIZAÇÕES

Dentro do programa de revitalização dos equipamentos de Saúde, a Prefeitura já entregou a brinquedoteca e os leitos do 3º andar do Hospital Márcia Braido, além de inaugurar o Centro de Endoscopia. Até o fim do ano entregará a nova unidade do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) e estão em reforma o Hospital de Emergências Albert Sabin, o Centro Cirúrgico do Hospital Márcia Braido e nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs).