Balanço Social

Fundação do ABC, 40 anos colaborando para uma vida melhor

Organização Social de Saúde instituída como entidade civil privada de ensino e assistência à saúde, a FUABC completou 40 anos em 2007 com participação marcante na formação profissional, no atendimento à população majoritariamente usuária SUS (Sistema Único de Saúde) e mais uma vez realçando ações de solidariedade humana. O caráter filantrópico de fundação sem fins lucrativos que inspirou sua criação em 1967 por três Prefeituras do ABC paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) levou-a em 2007 ao reconhecimento como Entidade Benemérita também pelas Câmaras de Vereadores de São Bernardo e São Caetano.

Na assistência à população mais carente, nos projetos comunitários e mutirões de saúde, na pesquisa científica, na sala de aula formando profissionais em campos diversos das ciências da saúde, a Fundação do ABC abre leque variado de atuação e chegou ao aniversário de quatro décadas com proliferação de serviços sem paralelo em sua história. Foram nada menos que 11,7 milhões de atendimentos em 2007, ou mais do que a soma de “quatro” populações do Grande ABC recebendo assistência por meio dos ambulatórios da Faculdade de Medicina do ABC, de três hospitais universitários e de mais de 30 serviços prestados nos mais diferentes endereços de saúde da região.

Para consolidar os laços de cooperação entre FUABC-FMABC e as demandas crescentes da rede pública municipal e estadual, surgiu em 2007 a FUABC-Central de Convênios. Nessa instância foram reunidos todos os atendimentos realizados fora dos hospitais de ensino, o que melhorou a interlocução com poderes públicos e a qualidade da gestão dos serviços. Seja nas instituições nossas-unidades ou nos serviços sob contrato, todas as parcerias são norteadas e apoiadas em dois pilares-mestres: promover a saúde e preservar a vida.

Foi essa relevância social da Fundação do ABC que lhe rendeu ainda na passagem dos 40 anos distinções como o Prêmio Capella Áurea, Troféu Melhores do Ano do Prêmio Desempenho Social e o Prêmio Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) pelo atendimento a pacientes SUS. Cabe também sublinhar homenagens como o Prêmio Idéia Saudável concedido pelo governo do Estado ao Hospital Mário Covas pelo trabalho de comunicação inclusiva feito junto a deficientes auditivos e visuais, além do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras conquistado pelo curso de Enfermagem da FMABC devido a ações de inclusão da população idosa da periferia.

 

Balanço Social 2014

Balanço Social 2014

Balanço Social 2013

Balanço Social 2013

Balanço Social 2012

Balanço Social 2012

Balanço Social 2011

Balanço Social 2011

Balanço Social 2009

Balanço Social 2009

Balanço Social 2008

Balanço Social 2008

Balanço Social 2007

Balanço Social 2007